28/01/2010

Inteligência do Shih Tzu [ou não!]


O que o Shih Tzu tem de beleza, perde em inteligência. Recomendado para quem quer treinar seu Shih Tzu ou simplesmente saber sua posição no ranking de inteligência dos cães.

Os Shih Tzus estão entre os últimos da lista de inteligência canina elaborada pelo psicólogo Stanley Coren. Ocupam a 70ª posição de um total de 79. São considerados teimosos, pois por vezes fingem não escutar à ordem do dono. Por “um ponto” o Shih Tzu desceu para a última divisão, encabeçando a lista do grupo de cães com inteligência de trabalho e obediência mais baixa!

Embora o Shih Tzu esteja enquadrado no último grupo, das posições 70 a 79, minha experiência com o Aurélio leva-me a crer que ele está mais alinhado à descrição do grupo das posições 55 a 69 [veja esquema detalhado no final]. Observe a descrição do grupo 55-69:

Se eles não forem treinados várias vezes, com extra dose de persistência, estes cães irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço serão necessárias para manter a performance do cão num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o ‘normal’ para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E, mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Estes cães parecem estar sempre distraídos e obedecer apenas quando eles assim desejam.
A Inteligência dos Cães, Dog Times [grifo daqui]


Para um Shih Tzu até que o Aurélio aprendeu rápido a fazer xixi e cocô no sanitário higiênico: em duas semanas.


A inteligência de que fala Coren - um psicólogo de gente, mas que é apaixonado por cães - refere-se à rapidez com que um cachorro responde a comandos humanos. Essa inteligência é a “de obediência” ou “funcional”, que faz com que um cão torne-se mais adaptado às necessidades das pessoas em termos de obedecer (fazer as necessidades no lugar certo, por exemplo) e trabalhar (tornar-se um cão guia ou encontrar drogas).

Outro tipo de inteligência descrita por Coren é a "de aprendizagem” ou “adaptativa”, que está relacionada à capacidade de resolver problemas (encontrar comida para saciar a fome, por exemplo). Dessa forma, o ranking de inteligência canina mais conhecido do mundo adota o critério da Inteligência de Obediência e, embora controverso, tem sua utilidade:

O ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade do que como um ranking de inteligência propriamente dito. (...) Raças presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais ‘burras’, mas, aparentemente, por terem menos paciência e se distraírem facilmente com o ambiente. Em geral, cães de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa. (…) Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem.
Inteligência Canina, Seu Cachorro

Como foi realizado o estudo?
Coren elaborou um questionário, respondido por 208 juízes norte-americanos e canadenses, dos quais 199 (96%) foram respondidos de forma completa. Eles avaliaram um total de 133 raças e Coren chegou a um ranking de inteligência canina com 79 posições. O estudo foi publicado no livro “A Inteligência dos Cães”, em 1994.


Veja, a seguir, as seis graduações de inteligência propostas pelo pesquisador Coren. Cada grupo corresponde a um conjunto de raças que têm um grau de inteligência similar.




Meu Shih Tzu ainda tem jeito?

Claro! Por não figurarem entre os mais obedientes, os Shih Tzus exigem do dono uma dose extra de dedicação, paciência e persistência, além de ser necessário usar mais repetições durante o treinamento. Por mais que o Shih Tzu fosse um cão inteligente, ainda assim o dono precisaria entrar em cena:

Alguns pensam que, por serem tão espertos, os cachorros vão entender tudo sozinhos, que eles ‘já nascem treinados’. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado.
Inteligência Canina, Seu Cachorro

Se quiser treinar seu Shih Tzu, o trabalho deve começar "ontem". Quem sabe não desmentimos essa classificação...? Algo que pode ajudar bastante no adestramento independentemente da raça - e funciona com o Aurélio - é dar recompensas pelos acertos (reforço positivo) na forma de petiscos como os bifinhos vendidos em Pet Shops. Se desejar, compartilhe conosco sua experiência de adestramento e mãos à obra!

Nota: se os cachorros sem raça definida (SRD) fossem classificados, certamente estariam entre os primeiros da fila (!).

Fontes consultadas:
Dog’s Times
Seu Cachorro
Stanley Coren
Socialização de Cães no Recreio dos Bandeirantes

Indico para Leitura:
Dicas de Adestramento para Seu Cão - primeiro artigo sobre adestramento aplicado ao Aurélio. Dá certo!

20 comentários:

Fernanda e Pink 29/01/2010, 15:27  

coitada da minha bebê... tá em 49º!!!
mas eu a acho a mais inteligente do mundo... rs
beijos

Adriana Diniz 29/01/2010, 15:38  

Coitada da Pink não! Coitado do Aurélio que está em 70! HEHEHEHE
Beijos, FÊ! Gosto das suas visitas aki!

dsdsdss 29/01/2010, 16:23  

Se serve de consolo prás duas, os meus dois filhos estão (ou estariam) em 72°!! A Jenna é MEGA teimosa, corroborando esses estudos, hehehe! Já o Diesel, talvez por ser adotado e mesmo sendo um beagle puro, tá bem lá em cima no "ranking". Aprende tudo rápido, não se faz de surdo nem que impor simplesmente a vontade dele. É meu gurizão comportado! E a Jenna, o meu desafio de adestramento, hehehe!

Pri
Não Compre, Adote!

Adriana Diniz 29/01/2010, 20:55  

Vc tem um mastim, Priscila?!
O mastim é um BIG cachorro!!!

Comidinhas lá de Casa 20/09/2010, 17:12  

Olá, descobri seu blog hj e amei!!! Tenho um shih tzu, o Bino (Felisbino heheh) e cada vez mais chego a conclusão que eles são "todos iguais". Suas características, jeitinhos meigos, olhinhos arregalados, docilidades e travessuras, enfim, toda essa fofurice! Mas queria registrar que o Bino é fera nos treininhos que fazemos com ele. Bastam 3 ou 4 vezes e ele já faz tudo certinho. É claro que usamos recopensa (petiscos), mas ele é demais, tanto que estamos até pensando num videozinho caseiro para postar no youtube, já que é meio incomum e difícil de achar esses treininhos som shih tzus.
Vamos nos falando! Não deixa de postar não! Seu blog é muito legal e o Aurélio é um fofo.
Qq coisa adiciona no orkut (Nisandra Francisco Bueno Pan).
Beijossss meus e do Bino

Anônimo,  31/12/2010, 16:48  

coitada da minha rubi!!!

Anônimo,  28/02/2011, 18:52  

A minha filhinha está em 70º, eu não acredito pois ela ê muito inteligente


pra estar nesta colocação.


Mil beijos ...


Mamãe Luiza

Anônimo,  15/04/2011, 10:26  

tenho um shitzu bipolar, na mesma hora que ele ta bem, ele stressa e começa a rosnar, e fica durinho. bater nao adianta,fica pior, borribar agua nao adianta, que eu posso fazer? help(ACEITO SUGESTOES)

Adriana Diniz 17/04/2011, 14:32  

Meu Shih Tzu rosna, o que fazer?, quer saber um anônimo.

O temperamento do Shih Tzu, por padrão, é dócil, companheiro e silencioso. Mas claro que há exceções e esse parece ser seu caso.

Nossa querida leitora mencionou que seu Shih Tzu tem um comportamento, às vezes, feroz: fica "estressado" e "durinho". Creio que esse comportamento não é desejável para você e certamente está gerando estresse ao seu cachorro.

Sugiro que você, se tiver dinheiro, pague por um adestrador para que ele te mostre o que está havendo de errado e te auxilie na reeducação do seu cão.
Todavia, se você não puder pagar um adestrador, sugiro que compre ou baixe gratuitamente na internet o livro "Adestramento Inteligente" do Alexandre Rossi. Esse livro traz dicas práticas sobre adestramento e ajudará você a entender melhor o seu cão, podendo até descobrir quais situações fazem seu cão ficar bravo, rosnando. Para obter êxito, alguns meses deverão ser necessários, além da presença física, da paciência e de muito amor pelo cachorro. Não espere por uma solução imediata.
 
Também recomendo que consulte um veterinário, que poderá encontrar alternativas para melhorar esse problema.
 
Espero que essas dicas tenham ajudado. Um abraço, Adriana

Juliana,  17/05/2011, 11:21  

Oi Adriana,

Estava procurando na internet dicas de como cuidar da minha shih tzu e acabei encontrando o seu blog, e simplesmente AMEI!!!

A minha filhotinha se chama Lilo (6 meses) e está comigo desde abril. Ela é super queitinha e não me dá trabalho, mas eu não consigo que ela faça xixi no jornal!!! Simplesmente IMPOSSÍVEL!!! Como vc conseguiu treinar o Aurélio a fazer no lugar certo?!?!

Bjs

Adriana Diniz 17/05/2011, 12:35  

Oi Juliana! Fico feliz que tinha AMADO o blog!

Dei várias dicas sobre como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no jornal no seguinte post:

http://www.auauaurelio.com/2010/06/xixi-e-coco-no-lugar-certo-nao-tem.html

(copie e cole na sua barra de endereços)

Nas palavras destacadas em vinho, há links para outros textos sobre o assunto e nos comentários do post, escrevi um passo-a-passo para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo, dúvida de uma outra leitora.

Boa sorte!

Amandinha 24/08/2011, 17:59  

Oi! Eu tenho a Olivia, se quiser, posso te mandar uma foto dela! Seria a namorada perfeita pro Auaurélio!!

Falando dela, ela aprendeu a fazer xixi na gradinha pipidog com 3 meses e nunca mais fez errado, tenho até que carregar a gradinha em viagens.

Eu useij um misto de adestramento positivo com "negativo", rs... Eu monitorava ela pela manhã, que era o horário que podia ficar em casa. Quando fazia errado, eu brigava e levava ela até o banheiro. Quando fazia certo, e as vezes até hoje, eu faço reforço positivo, com festa e petisco. Ela adora! Quando faz xixi perto de mim, já fica rebolando com o rabo gostoso que eles tem pedindo biscoito.

:)

Tem um site, chamado LORD CÃO, que traz um grafico no final de cada raça, para demostrar suas aptidões. O Shih tzu, apesar da posição em inteligência, é uma das raças que aprende xixi e coco mais rápido, em nível 8. (Veja aqui: http://www.lordcao.com/racas/shihtzu.htm)

Beijos, espero ter ajudado.

Bianca Santiago 10/09/2011, 22:41  

Bem, sou dona de apenas 9 cachorros (rs) dentre eles dois shih tzus e sinceramente não vejo nenhuma burrice neles,muito pelo contrário acho que eles só faltam mesmo falar. Inclusive, o Lupe, o machinho é o cãozinho mais doce e obediente que eu já tive na vida. Mas, vivendo e aprendendo kkk o que importa pra mim não é o que falam por aí mais, o que eu vejo todos os dias.

Anônimo,  11/09/2011, 09:01  

Meu Shih Tzu veio pro meu apartamento com dois meses e aprendeu a fazer xixi e cocô em apenas três dias, com pequenas escapadinhas durante o resto da primeira semana. Quero ver alguém me convencer de que ele é burro, hunf.

Anônimo,  09/10/2011, 12:31  

Meu cãozinho, o Mackenzie, é um Shih Tzu muito inteligente acho que não merecem( a raça) esta colocação. O Mackenzie aprendeu a fazer xixi e cocô em um dia, quando meu pai desceu com ele para a rua. Quando fazia em casa, quando ainda não tinha controle, ele lambia o xixi, ou escondia embaixo do tapete. Porém o Mackenzie, rosna muito, e eu queria saber o que posso fazer.

Anônimo,  16/11/2011, 10:33  

Bom primeiro o meu shih tzu é muito inteligente!!muito chick e bonito sei que as vezes falam que eles são burros!!(alguns são).

Bom mas pra mim não importa eu o amo do mesmo jeito!!
Ele é um cachorro muito chick muito sensivel que acaba ficando burro!!

Unknown 24/04/2013, 17:18  

oi!! adorei esse site!!! sou loucamente apaixonada pela raça shih tzu só não tenho ainda pq meu apê não ta pronto!!! não me importo se eles não são inteligentes tenho toda a paciencia do mudo para ensinar!!!

Unknown 22/09/2016, 01:16  

A raça shih tzu é simplesmente a raça mais burra que já vi na minha vida, eu tinha um mais vendi não aguentei tanta rebeldia simplesmente horrível

Anônimo,  28/12/2016, 16:44  

Minha shitzu é muito mais de longe mais inteligente que a minha poodle... Na verdade a poodle é bem inteligente também, mas igual minha shitzy ainda não vi, já tive pastores, collies, spitz alemão, rusky, boxers e a shitzu é mais inteligente que todos... Acho furada isso ai.

Unknown 05/04/2017, 22:22  

Oi!! Tenho uma Shih Tzu de 4 meses e meio. Com 3 meses ela fazia as necessidades no tapetinho higiênico. Eu e meu esposo trabalhamos o dia todo, mas estando em casa, sempre que presenciassemos ela fazendo no lugar certo, fazia festinha e dávamos petisco. Só que um dia, ela simplesmente parou de fazer certo e passou a só fazer na cozinha.
Tive que reduzir o espaço onde ela fica, aí então voltou a fazer no tapetinho, mas também passou a destruí-lo �� Então, várias pessoas nos aconselharam a trocar o tapetinho pelo banheirinho (tablado). Compramos o tal banheirinho. Mas ela simplesmente não faz lá. Está fazendo no chão �� E pra piorar, ela não faz xixi na nossa frente. Brincamos com ela, estimulamos pra que ela faça na nossa frente, pra que possamos mostrar o local correto, mas ela NÃO FAZ!! Espera que a gente desista de esperar e saia pra fazer. Por favor, SOCORRO! Não sabemos mais o que fazer!

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR