16/02/2010

Doença de pele: um problema nosso de cada dia


A vida é feita de altos e baixos e dizem que isso é o seu tempero. Dessa vez, o baixo pelo qual passou o Aurélio esteve associado a sua saúde: uma demartite. Veja fotos e aprenda a reconhecer problemas de pele em seu animal.

Alguns dias após o primeiro banho em casa, percebi, durante o grooming diário, algumas bolinhas vermelhas no peito do meu Shih Tzu, Aurélio. Imediatamente pensei: secamos mal a pelagem após o banho!

Eu e o Rodrigo aguardamos o decorrer dos dias para verificar se o problema de pele regrediria. Ao contrário, avançou. Fiquei preocupada pois a pele do Aurélio não estava normal e tomamos a decisão de levá-lo imediatamente ao profissional veterinário.



Sinais de dermatite no meu Shih Tzu Aurélio. Só foi possível encontrá-los durante a escovação diária. A farta pelagem do Shih Tzu dificulta a visualização de problemas de pele. Por isso, uma das vantagens do grooming periódico é a identificação precoce de dermatites.

O médico veterinário constatou que o Aurélio estava com uma dermatite bacteriana, isto é, um problema de pele causado por bactérias. No caso do Aurélio, esse problema estava associado, segundo o veterinário, à queda da imunidade e não à uma secagem de pelagem mal feita, como pensara antes.

O profissional perguntou se o nosso cachorro estava passando por alguma situação de estresse e tensão. Prontamente eu respondi que sim, expliquei-lhe que o Aurélio estava se alimentando das próprias fezes – ato tecnicamente chamado de coprofagia - e que a forma como estávamos lidando com o problema poderia estar relacionada à uma baixa da imunidade de nosso cão.

Na ocasião, o veterinário receitou um medicamento, a ser tomado durante dez dias, e um xampu à base de clorexidina - uma substância poderosa na antissepsia, inclusive usada em centros cirúrgicos de hospitais para pessoas. O xampu deveria ser aplicado durante os próximos banhos, deixando agir por 10 minutos.


Aurélio: sua cútis voltou ao normal após três semanas de tratamento.


Dica

Fique atento a alterações na pele do seu animal. Se for de pelagem longa, atenção redobrada pois a detecção de problemas normalmente é dificultada pela pelagem. Caso você constate algum sinal suspeito, procure imediatamente um profissional veterinário de sua confiança para que ele faça o diagnóstico correto da doença e, só então, providencie o tratamento adequado. As dermatites podem ter inúmeras causas e apenas o médico veterinário é capaz de identificá-la satisfatoriamente. Não dê bobeira: leve a sério a saúde do seu animal e esteja preparado para despesas com consultas veterinárias (que não são tão caras!).

Felizmente a pele é um órgão muito amplo e facilmente visualizável, embora o manto piloso muitas vezes mascare certas lesões, o que retarda o diagnóstico e o tratamento. Por isso é importante que o pelo do seu animal seja escovado e inspecionado diariamente, ou ao menos semanalmente, por ocasião do banho, quando podemos visualizar com facilidade a condição cutânea. Os principais indícios de alguma dermatopatia são: descamação da pele, oleosidade e mau cheiro do pelame, coceira excessiva, perda de pelame, mudanças na cor do pêlo e da pele, lesões salientes ou úlceras que sangram facilmente.
Dermatopet, Dermatologia Veterinária


Glossário

Antissepsia: Aplicação de desinfetantes e prevenção contra a fermentação pútrida e desenvolvimento de germes (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11ª ed.)

Grooming: A palavra vem do inglês e remete à preparação do cão por meio de procedimentos de higiene e beleza, tais como banho, cuidados no aparo de unhas e bigodes, corte do pelo e outros recursos que melhoram o aspecto estético do cão. Ocorre mediante o auxílio de tesouras, máquinas, cosméticos entre outros.

26 comentários:

Fernanda e Pink 17/02/2010, 17:52  

Ai Adri, estou passando por um problema mas infelizmente não estou conseguindo solução: a Pink está com problema de pele há uns 4 meses e só piora. Já mudei de vet, já fiz banhos especiais... até biópsia já foi recomendada... nada resolve. E ela, sofre com a coceira e o mal estar de ficar sempre machucadinha... tomara que seu bebê melhore totalmente e logo!

Adriana Diniz 17/02/2010, 22:09  

É mesmo Fê?! Então, continue tentando! Problemas de pele estão entre as primeiras queixas nos animais de estimação e já existem veterinários especializados em pele, em olhos... tente procurar no local onde vc mora algum veterinário especializado, mas pesquise bem e procure indicações antes!
Espero que vc consiga resolver isso.
Obrigada por compartilhar aki... a gente vê que todos nós passamos pelos mesmos problemas...!
Bjão e boa sorte!

Anônimo,  13/03/2010, 21:45  

Gostei muito do seu blog, também temos uma shi tzu de 2 anos, Nina, ela é linda, carinhosa e, quando não estamos em casa e ela faz cocô no jornal, carrega para o sofá, come e esfrega. Já percebo da porta que ela aprontou, mas ela fica deitada como um anjo, balançando o rabinho. Então, eu limpo o sofá e o chão, lavo a boca dela, dou bronca, depois a encho de carinho.
Suzana

Adriana Diniz 15/03/2010, 11:21  

Oi, Suzana!
Que bom q gostou do blog! Seja bem-vinda!
Quanta paciência você tem!!!
Caramba, se o Aurélio carregasse o cocô para o sofá... eu realmente não conseguiria enchê-lo de carinho tão cedo!
É algo difícil para mim e estou levando o Aurélio para passear de manhã cedo e no início da noite, oportunidades que ele tem para fazer o cocô e, principalmente, não comê-lo!
Essa foi a melhor estratégia que encontramos aqui em nossa casa para evitarmos a coprofagia!
Um abraço!

Ale e Elias 20/07/2010, 21:04  

Olá, gostei do seu blog, tenho 2 shih tzus machos de 3 meses, um deles apresentou esses sintomas de pele, mas não tem mau cheiro, mas ta com feridinhas e descamando a pele, também sou de brasília, moro no Gama, levei em um vet aqui mas não senti muita confiança nele não, se você puder me dizer em qual clinica vc levou o Aurélio agradeceria. meu mail é aecgpo@gmail.com

Obrigado

Caroline,  09/11/2010, 13:43  

Oi Adri! Estou com o mesmo problema na minha filhote de 2 meses, mas ela está infestada dessas lesões e estou passando um spray de cetoconazol que o veterinário indicou, mas quando uma lesão desaparece, aparecem mais seis... =(
Será que você poderia me mandar um e-mail com a porcentagem de clorexidina do xampu, quantos banhos tem que dar e o medicamento que ele tomou, por favor, pro meu e-mail? Ficaria muitíssimo agradecida. Meu e-mail é carolpezzi@gmail.com

Adriana Diniz 10/11/2010, 17:42  

Oi, Caroline! Esse tratamento foi indicado pelo veterinário no caso específico do Aurélio! Por isso, recomendo que você procure a ajuda de um profissional competente para que ele dê o correto diagnóstico e o tratamento adequado. E boa sorte!

Carol Albuquerque,  09/12/2010, 21:48  

Boa Noite!Encontrei seu blog, em uma hora de desespero. Tenho uma podle de 2 meses e meio, e ela está apresentando os mesmos sintomas do seu Shih Tzu, queria muito saber o tratamento correto que vc usou no seu amiguinho, pois já levei há alguns veterinários e ela continua do mesmo jeito e só piora. Estou muito preocupada, um veterinário disse que poderia ser do leite, mas já suspendi e nada de melhoras. Serei muita grata com a asua ajuda!

Marcos,  03/02/2012, 14:50  

Quase todos os Shih-tzus tem problemas de pele do tipo dermatite isso acontece porque a raça é originária da China, de regiões montanhosas e frias. Colocando ele em um apartamento fechado com um clima tropical que chega a 40 graus na rua não vai adiantar passar xampu e remédios que os veterinários vão te empurrar... até pode ser que amenise um pouco mas nada aém disso.
Se voce colocar no google sobre coprofagia a primeira busca que vai aparecer vai ser o nome shihtzu, também é uma coisa muito comum em quase todos shihtzus, no meu macho ele costuma comer as fezes quando fica muito tempo sozinho e quer chamar a atenção, mas nada como um passeio no parque pra ele ficar feliz..

Voce não precisa se assustar com essas 2 coisas que são comuns entre esta raça... Tente conversar com outras pessoas que tem a raça, outra coisa é ele roncar quando está feliz, espirar por causa do seu nariz achatado e deitar com as pernas para traz...


abraço

penelope 07/07/2012, 13:02  

gostei muito de estar sabendo mais sobre este assunto.e afinal so podemos fazer prevencao de doencas em nossos caes,tendo consciencia e entendimento,
para evitar sofrer depois.

Ya e Duda 09/09/2012, 22:30  

Oie, tenho uma Shih-tzu de 4 anos , de uns 2 anos pra ca vem sofrendo com constatantes problemas de pele, bem parecidos com os da foto acima. Não sei mais o que fazer faço tratamento com shampoos e medicações alivia mas não por muito tempo. Faz uns 2 meses mandei fazer uma raspagem para ver realmente o que é e deu fungo, o veterinário receitou cetoconazol. Quando estava no 4 dia de uso ela não queria mais comer, e estava "jogada", busquei-a debaixo da pia quando ergui ela estava com as axilas em "carne viva" estava tremendo de febre. Levei ao veterinário e ele disse que era assim mesmo, que o medicamento não tinha dado tempo de fazer efeito. Não fiquei satisfeita com a opnião do veterinario, tinha certeza que ela estava tendo uma reação alergica ao cetoconazol. entrei então com medicamento anti-alergico + anti-inflamatório, passei tambem pomada de neomicina + dipirona para febre, ela melhorou em 3 dias. há umas 2 semanas vi que ela esta novamente com estas feridas avermelhadas da foto, pensei vou tentar o cetoconazol deve ter sido uma reação alérgica aquele dia , fazem 4 dias que estou dando o cetoconazol e ela esta piorando com os vermelhões, obviamente parei o cetoconazol, mas ela esta com o corpo tomado pelas feridinhas, subindo em direção a cabeça... Alguém ja passou por isso e pode me dar uma luz, ja gastei demais nos ultimos meses com medicamento e veterinários que quase mataram a coitadinha.... me ajudem...

Anônimo,  10/11/2012, 19:40  

Tëenho um Shitzu de 6 meses ele tambem esta com essas manchas. acho q pode ser o calor e o stresse. muito bom esse blog!

Anônimo,  22/11/2012, 01:29  

Olha, não sei se ainda dá tempo, mas meu shih tmbm não anda nada bem há uns 6 meses, com alergia ao redor da boca, entre as patas, vermelhidão no ânus e no pipi. Levei em três veterinários diferentes nesse tempo, gastei consideravelmente e nada, até que resolvi buscar no Google, e vi que podia ser sarna (não era), assustada, vi que existe veterinário dermatologista.
Fernanda
ffernandamag@uol.com.br
Há 10 dias ele está em tratamento com o Dr. Ricardo da Totalvet http://www.totalvet.com.br/, na Liberdade, em São Paulo, e pela primeira vez tem melhorado.

Ele fez a raspagem e estou aguardando o resultado. Cortou toda a alimentação dele, ração, legumes, frutas, petiscos, TUDO que não fosse arroz integral e atum, desconfiando que esteja alérgico a ração, que segundo ele, é o problema de 6 entre 10 cãozinhos que ele atende com os mesmos sintomas.

Juliana 05/12/2012, 19:45  

Olá, será que tem como você colocar algumas fotos do seu cãozinho com o problema de pele, gostaria de ver se é parecida com a do meu!! Obrigada.

Anônimo,  28/12/2012, 10:43  

Yasmin,
Tenho também um Shih Tzu de quatro anos que também tem problema de pele e está controlando com um tratamento específico. Procure na sua região um veterinário que seja dermatologista de cachorros ou leve-o a um hospital veterinário. Eles devem pedir alguns exames para diagnosticar o que está causando esses problemas na pele. Com o diagnóstico certo, às vezes,é algo simples de se tratar. Recomendo que você tenha paciência também, porque descobrir a causa de uma alergia é caro e dá trabalho, mas vale muito a pena tentar para garantir uma qualidade de vida melhor para o cachorrinho. Pesquise bastante também e esclareça todas as dúvidas sobre tudo o que for recomendado. Se você for de São Paulo, recomendo a DermatoClínica em Santana. São muito experientes e responsáveis também. Boa sorte e saúde para nossos cachorrinhos!

Bruna,  15/01/2013, 15:20  

Tenho uma shitzu de 4 meses (Meg) que tambem tem essa feridinhas, se coça muito e esta perdendo bastante pelo ja passei o revolution nela, a veterinaria receitou que é contra pulgas e carrapatos, mas nao melhorou,aparentemente ela esta bem comendo bem e brincando normal... o que podera ser? me ajuem

Unknown 03/03/2013, 12:15  

Olá, Max é meu shitzu e teve uma doença grave de pele, dizem que é normal da raça, varia por causa da baixa imunidade do animal, ele teve problema de tireoide, ficou com umas bolinhas vermelhar e algumas com secreção amarela, coçando e fora que a pele fica sencivel, o jeito foi cortar as unhas e deixava com meias de bêbe presa com esparadrapo, banho com shampoo da Virbac allercalm para acalmar a pele e o hexadene, Corasten da linha dr. clean , com a medicação Meticotem de 5mg (humano), a formula para tireoide para reposição de hormonio e foi catastrado, sendo que essa doença de pele é pro resto da vida, acabei adontando figado em sua ração, só cozido e triturado para fazer patê e congelado, patê de cenoura que é ótima para pele... E teve ivermectina injetável que tomava via oral, mais esse tratamento salvou meu companheiro de aventura, sendo que tudo esse acompanhamento foi com o veterinário dele (dr. André) ele que salvaou a vida do Max, pensei que ele iria morrer ou telo que sacrifica-lo... Tem cura, mais cada caso é um caso, foi feitos exames e muito gastos... Assim que inicia já entro com os banhos, e etc... Contei a nossa historia por poder ajudar de alguma forma o que passamos aqui em Salvador, com o Max, foi muito sofrimento!

Unknown 05/04/2013, 16:23  

Olá me chamo Lorena, tenho um shitzu de 5 meses o pelo está todo no olho , nem consigo ver seu olinho!! ele não queta prá pentiar, meu marido não quer que coloca uma xuquinha, ele tá lacrimejando muito, será que posso limpar com aquele champo jhonson sem lágrimas? já ouvi falar que é bom e não irrita os olhos!

Izack 07/06/2013, 10:33  

Ola Adriana tudo bem ? Eu tenho uma boxer que apresentou as mesmas manchinhas , só que não tem mau cheiro e outra coisa uma parte em que ficou essas bolinhas o pelo caiu , e quando nasce uma bolinha passa um tempo ela cria tipo um olhinho como se fosse uma espinha e depois isso some e o pelo do lugar começa a cair , estou preocupado a veterinária dela passou o Ceto C e o alergovet , e mesmo assim continua aparecendo , uma coisa que me chamou atenção sobre o seu relato e que a minha princesa as vezes come suas fezes ja que passa a maior parte do tempo sozinha e outra coisa ela também esta carregando as fezes para outro local, vc pode me ajudar

Unknown 21/06/2013, 22:13  

Eu tenho uma Shi tzu que também esta com este problema! Além do tratamento com o xampu sept clean, a base de clorexidina, comprei o colar elisabetano, quando ela fica sozinha fica com o colar, ela fica mais calma e nao consegue se coçar. Talvez ajude até encontrar o tratamento correto!!! Boa sorte pra nós.

Anônimo,  20/07/2013, 11:59  

Bom dia.. tb tenho uma cachorrinha , que tem um ano e começou a apresentar esses sintomas porem estou tratando ,, me da desespero ve-lá se coçar tanto, ela tem a pelagem longa e linda .. mas para seu bem eu vou mandar tosar, creio que assim facilitara a ventilação e talvez melhore ainda mais ... ela esta a base de antibióticos e anti alérgico..

Arte das 4 20/02/2014, 11:30  

Por favor me ajude!!! Minha poodle de 8 anos apareceu com uma ferida no pescoço, na orelha e na pata de uma hora pra outra!!! A ferida é grossa, tem uma espessura grossa, parece uma grande casca na orelha(bem na ponta da orelha), já da pata, é vermelha. Do pescoço é igual da orelha. Estou fazendo tratamento com vet., mas não estou vendo resultado. Está tomando antibiótico Azicox-2 e pomada Nebacetin.

Unknown 06/04/2018, 06:38  

Minha cachorrinha edta com esses carocinho igual a foto. Que medicamento e dosagem dou a ela?

Unknown 06/04/2018, 06:39  

Minha cachorrinha esta com esses carocinhos da foto, quak medicsmento e dodagem doy a ela?

Lívia Teixeira Silva 24/04/2019, 19:00  

Adorei seu blog! Minha Luna é um shihtzu de 4 meses e está com a Dermatite Bacteriana, está tomando Celesporim (antibiótico) e 2 banhos por semana com o shampoo Hexadene (antisséptico), o tratamento terá duração de 2 semanas, depois fará nova avaliação com a médica veterinária.

Lia Alves 15/08/2020, 10:24  

Marcos, concordo com você. A minha Shitzu Lolla sempre teve este problema de pele, mas hoje com 7 anos ficou muito pior. Já fiz de tudo dermato, exame da tireóide, de escamação de pele,mudando a alimentação,já gastei muito,daria pra comprar uma moto. Fico com muita dó e preocupada pois ela vive com cheiro forte devido a se coçar e lamber, toda babada. Não come mais cocô pois que começou a fazer na rua. Todo dia é uma luta para amenizar.

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR