25/02/2010

Chegou a hora de tosar?


A decisão de tosar seu cão pela primeira vez pode ser difícil. Como saber se chegou a hora certa? Conheça os prós e os contras para manter meu Shih Tzu com pelo comprido e descubra o destino final da pelagem do Aurélio.

Não tem jeito: o Shih Tzu é realmente um cãozinho de luxo, um verdadeiro “lulu”! Você acha que com essa pelagem – e olha que ainda está com comprimento intermediário – eu consigo levá-lo para caminhar todos os dias como um “cachorro normal”? Bem, eu não estou conseguindo! Dá um baita certo trabalho. E essa é, sem dúvida, uma característica do Shih Tzu a ser considerada antes de adquirir um cão dessa raça.

Prós de manter a pelagem longa no Shih Tzu

1. Felpudo

Quanto mais os pelos crescem, mais o Shih Tzu fica com aspecto felpudo, fofo e macio e o fazem parecer com um tapetinho quando está deitado! Pelos grandes deixam o Shih Tzu absolutamente lindo:


Aurélio com sete meses e meio sem nunca ter sido tosado.


2. Exposições

Cães que participam de exposições devem manter intacto o comprimento da pelagem. Esse não é o caso do Aurélio (mas bem que essa é era minha vontade secreta). Não vejo outras vantagens para se manter a pelagem comprida! Então, vamos aos contras:


Contras de manter a pelagem longa no Shih Tzu

1. Escovação obrigatória

Os Shih Tzus exigem escovação regular da pelagem para reduzir a propensão de formar os inconvenientes nós. Às vezes, será necessário ajuda de produto específico para “desembolar” e, em casos mais graves, os nós só poderão ser retirados com a tosa. A escovação leva, em média, 20 minutos, porém, dependendo do estado do pelo, pode levar mais tempo e inclui também a amarração dos pelos no cimo da cabeça com uma chuca. No Aurélio, a escovação deve ser feita diariamente. Se eu ficar com preguiça e deixar para escovar no dia seguinte, então devo me preparar para desembaraçar os temidos e inevitáveis nós, cada dia mais frequentes!



2. Calor

Em um dia quente, sinto como se o Aurélio estivesse de casaco de pele. Ele fica com a língua de fora e deitado no chão frio, tentando trocar calor. Se você tem ar condicionado em sua casa ou mora em uma região com temperatura amena, com certeza esse problema é amenizado para o cão.

3. Passeios ao ar livre

Quando levo o Aurélio para passear, os pelos das patas ficam embaraçados e, naturalmente, bem sujos. Já tentei usar botinhas para sujar menos as patas do Aurélio e, consequentemente, sujar menos o meu apartamento, mas, pelo menos as botas que comprei de velcro, acabaram embolando ainda mais os pelos das patas. Não foi à toa a facilidade com que o Aurélio se suja já foi um dos obstáculos para passear mais com ele.

Além disso, qualquer contato com água (de um poça ou do orvalho na grama) molha o pelo de forma significativa e o Shih Tzu fica com um aspecto como que “murcho”. A umidade também pode favorecer o aparecimento de dermatites.

Outro aspecto a considerar com relação aos passeios com o Shih Tzu é que sua densa pelagem o deixa mais rapidamente com calor, obrigando-nos a encerrar a caminhada mais cedo para a sua saúde e bem-estar.

4. Resquícios de cocô

Isso mesmo! Mesmo fazendo a tosa higiênica, os pelos das partes ao redor do ânus ficam tão grandes que é difícil que mesmo eles não sejam atingidos após o Shih Tzu fazer suas fezes. Ou seja: mais uma etapa na manutenção da higiene e limpeza do meu pequeno.


Resultado

O pelo longo é lindo. Inclusive eu aguardei paciente e zelosamente o crescimento dessa pelagem e você pode acompanhar aqui.

Dificuldade vai, dificuldade vem, começei a pensar seriamente em tirar um pouco do comprimento dos pelos do Aurélio ou “tirar a saia” como chamam os tosadores e, no final, incentivada pelo meu marido Rodrigo, optamos por fazer a chamada tosa bebê, em que o comprimento final do pelo é de 4 a 5 cm.

No meu caso em que estou dedicando mais tempo exercitando-o (mesmo sendo um Shih Tzu!) e menos tempo escovando-o, tosá-lo foi a alternativa mais adequada. Estou determinada a caminhar todos os dias com essa “coisinha tão bonitinha da mãe” faça chuva ou faça sol. Até comprei coleira nova:



Os Shih Tzus são menos ativos que outros cães, passam horas deitados e dormindo, mas sabiam que a atividade de passear é a que está em primeiro lugar das coisas que o Aurélio mais gosta de fazer?

Além disso, a caminhada permite que o cão sinta novos cheiros, veja novas coisas e se socialize com outros animais. De quebra, ainda me ajuda a manter a forma.

Caso bata a saudade ou o arrependimento por ter tosado os pelos do Aurélio, a boa notícia é o que os pelos crescem de novo e estarão de volta dentro de dois meses aproximadamente.

Se após ler este artigo, você se sentiu encorajado a tosar o seu cão, escolha um tosador de sua confiança, tire todas as suas dúvidas antes do procedimento e esclareça bem as suas expectativas com relação à tosa. Não dê bobeira e evite decepções como a que já aconteceu comigo.

Se você deseja manter seu Shih Tzu com a pelagem longa, recomendo a leitura do texto ABC do Grooming, retirado de um fórum de discussão sobre a pelagem do Shih Tzu.

Nesse mesmo texto, encontrei uma afirmação interessante sobre a tosa bebê, que vale à pena ser reproduzida aqui:

O cabelo do Shih Tzu pode ser mantido curto. O cabelo não é um valor para ele, ele não se sentirá infeliz com os pelos curtos. Em muitos países em que o Shih Tzu é um cachorro mais popular, deixar o cabelo do animal curto é mais uma regra do que uma exceção.
ABC do grooming do Shih Tzu, Fórum de Discussões

A tosa bebê do Aurélio está marcada para segunda, dia 1º/3/2010, e será feita na tesoura (ouvi falar que com a maquininha é contra-indicada por deixar os pelos com um caimento ruim depois de crescerem). Vocês vão poder ver o resultado da tosa aqui no blog. Enquanto isso, fiquem com a última foto do Aurélio antes da tosa:



14 comentários:

Anônimo,  25/02/2010, 13:25  

Que pena !!! tosa-lo...ainda bem que pelo cresce!!rs

Cão em Quadrinhos 25/02/2010, 14:43  

Adriana, passamos aqui para prestigiar o pequeno Aurélio, um cãozinho muito esperto. Estamos ansiosas para ver o resultado da tosa do Aurélio.
Nosso poodle também temos que fazer a tosa da virilha com tesoura, pois alguns cães podem ficar com feridinhas da tosa a máquina.
Vamos ficar aguardando o resultado!!!

Jane 25/02/2010, 16:56  

Oi, Adriana :]

Realmente, cuidar dessa cabeleira toda deve ser muito trabalhoso. Também acho lindo de se ver, mas concordo que os benefícios da tosa são maiores.

Parabéns por não fazer parte da estatística dos donos que se preocupam mais com a aparência do que com a saúde dos bichinhos :]
É muito importante exercitar o cãozinho!
E como você mesma disse, pelo cresce :]

Beijos!

Adriana Diniz 25/02/2010, 21:52  


Olá meninas do Cão em Quadrinhos!
Obrigada pela visita aki!
Certamente o Aurélio vai ficar bem menor e não tão bonito! Depois venham mesmo conferir!
Obrigada à Sandra e à Janeíse, que sempre estão visitando e participando aqui! Muito especiais!
Bjs!

dsdsdss 01/03/2010, 13:40  

Tenho certeza que ele vai continuar lindão de qualquer jeito! Mas to curiosa prá ver como ficou! :)

Pri
http://AdoteNaoCompre.blogspot.com

Adriana Diniz 01/03/2010, 15:25  


Oi, Pri!
Eu tb estou curiosa! Ele está no Pet Shop agora!
Vou pegá-lo daqui há três horas! Dá para acreditar? E olha que a tosa e o banho do Aurélio já estava com hora marcada!
Bjos!

Anônimo,  01/03/2010, 18:35  

O Aurélio é muito fino tem até hora marcada,hein...põe a fotinha do gato aurélio,pois ele deve ter ficado muito gato,ops, um cão de lindo!

Adriana Diniz 01/03/2010, 18:56  


Pois não é, Sandra?
Hoje em dia o tratamento para os nossos cães é Vip!
Já vou postar aqui as fotos do meu Shih Tzu depois da tosa.

Bebel 09/09/2010, 17:51  

achei lindo o seu cachorrinho , ele deve ser muito fofo ,espero que vc entre no Blog dos meus fihos TURMINHA DA BEIJING, são quatro filhos muito amados.

Amábili da Rosa 02/01/2011, 18:53  

Parabéns pela decisão e pela consciencia. Eles ficam mais felizes, tem mais agilidade. Ele é lindo deve ter ficado um charme tosado.

Anônimo,  29/02/2012, 17:22  

Esse cachorro está a venda ?

Unknown 11/12/2012, 22:34  

tosei o meu.... na verdade ele ficou o dia inteiro correndo na grama brincando fe pique com o meu outro cachorro viralata... parece q tirei um peso dele...e outra ele ficou igual ao pug ... gostei...

ju sales.,  17/04/2013, 22:07  

oi Adriana, parabéns pelo blog,tenho uma dúvida q me deixa muito angustiada, tenho dois shitzus. o Théo de 3 anos e aBabí de 1 aninho, ambos tem apelagem longa porem, o meu menino tem o pelo muito ¨difícil¨,já fiz tosa bebê mais ele ficou triste isso é possível, o cão sentir falta do pelo?

Unknown 16/07/2013, 16:55  

Oi tosei a minha e m arrependi gostaria de saber c os pelos vão crescer liso e c demora muito obrigada

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR