01/02/2010

Última vacina do Aurélio!


É muito difícil o Aurélio chorar e, quando recebe vacina, não é diferente: ele não faz um “ai” sequer. Essa é a última vacina do Aurélio da primeira “leva” de vacinas aplicadas aos filhotes. Parece que no Aurélio foi indolor, mas no meu bolso…

Estou aliviada por essa fase ter passado: o Aurélio chegou aos seis meses de vida são e salvo, estando, em princípio, com o sistema imunológico “forte”. Depois porque eu já estava ficando quebrada…!

Quando se adquiri um cão desde filhote, gasta-se uma soma considerável de dinheiro, acentuada nos primeiros seis meses de vida em decorrência das vacinas iniciais. Nunca é bastante dizer: antes de adquirir um cão, é preciso ter dinheiro sobrando para fazer alguns gastos, ou melhor, investimentos!

As vacinas usadas em cães podem ser monovalentes (atuam sobre um tipo de doença). Por exemplo, contra Giardia, Tosse dos canis (pneumonia canina), Leptospirose, Leishmaniose e Anti-rábica. Podem também ser polivalentes ou múltiplas (protegem contra diversas doenças numa só vacina), conhecidas como sextupla (V6), óctupla (V8) ou déctupla (V10). A vacinação deve ser feita sob a orientação de um profissional veterinário, sendo contra-indicada em cães que estão doentes. Conheça as principais doenças que podem ser prevenidas na vacinação do seu cão e aprenda a diferença entre os três tipos de vacinas polivalentes no site BsB Animal (na página inicial, clique sobre "Veja aqui alguns artigos importantes sobre animais, sociedade e comportamentos").

Aurélio: vacinar é bom!


Nota: O post Cuido realmente bem do Aurélio, publicado recentemente, levantou um debate saudável quanto à periodicidade adequada de aplicação das vacinas, se devem ser aplicadas todos os anos ou não (Veja os comentários aqui). A informação mais difundida é a de que a periodicidade de aplicação de algumas vacinas, como a anti-rábica, seria anual. Entretanto, algumas fontes afirmam ser desnecessário – e até perigoso para a saúde dos cães – a aplicação de certas vacinas anualmente. De ambos os lados, há pontos-de-vista interessantes a serem avaliados. Vale à pena informar-se sobre o assunto.

Leia também:

>> Vacinas para cães. Afinal, quais e quando aplicar?

4 comentários:

Tula Verusca 02/02/2010, 11:00  

que deliciiiiaaaa... Bial tb nao tah nem ai pra vacina, mas a Mel??? caraca!!!!

Jane 02/02/2010, 19:36  

Isso sim que é macho, não diz um "piu" para tomar vacina :P

Pois é, a informação que tenho é que as vacinas devem ser mantidas anualmente. Como a vacinação anual poderia fazer mal para o cachorro? Nunca nem ouvi esse tipo de caso.

Fernanda e Pink 03/02/2010, 11:47  

minha pink também tomou vacina na última sexta-feira.... hehehehehehe...
tudo pela saúde deles... beijos

Adriana Diniz 03/02/2010, 20:40  

Oi, Jane!
O assunto é delicado e pretendo abordá-lo aqui no [Au Au Aurélio...!]. Não tem como precisar quando, mas é uma idéia.
Bjs e obrigada pela participação aki, é sempre bem-vinda!

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR