
Você é um bom observador? Sabe identificar quando seu cão apresenta sinais de tédio? Aprenda as dicas que o Aurélio dá para mostrar que está entediado e outras mais para combater esse problema.
O Aurélio não uiva nem late quando fica estressado, um comportamento típico de várias outras raças. Mas cava a cerâmica, tira a caminha do lugar, corre em círculos atrás do próprio rabo e sai em disparada pela casa sem motivo aparente. Esses são sinais de que o Aurélio está entendiado de ficar entre quatro paredes - sinais que devem ser percebidos principalmente por quem tem cães silenciosos.
Uma das melhores alternativas para aliviar o tédio do Aurélio é levá-lo para passear, com coleira, em horário fresco. Vinte minutos em média, três vezes por dia, costuma ser o suficiente para Shih Tzus. Também é uma oportunidade para desenvolver a socialização e aprender a viver bem com outros cães.
Se o dia está corrido, tento dispensar alguns minutos brincando, conversando, elogiando, fazendo carinho, escovando o Aurélio, enfim, dispensando atenção! Tenho certeza de que isso faz bem à saúde psicológica dele e contribui para que seja um cão adulto corajoso, seguro e equilibrado.
Além disso, aliviar o estresse do Aurélio ajuda a aliviar o meu estresse! Saio da rotina, vejo coisas novas e cuido do meu pequeno.
Tem vezes que nem mesmo o bom e velho brinquedo tira o Aurélio do tédio.
Aconselho a leitura do texto “
Meu cachorro não fica só!”, da treinadora e especialista em comportamento canino Claudia Pizzolatto do site
Lord Cão. O texto tem uma perspectiva diferente deste aqui e versa sobre a solidão em cachorros, aspecto muito presente no mundo moderno.
No texto, aprendi que algumas ações, que antes julgava normais, podem aumentar o estresse do Aurélio, como fazer com que ele dê muita atenção à minha chegada em casa, não estimular a sua independência, além de chamar pelo nome dele várias vezes!
Aurélio: A que horas mesmo vão me tirar daqui?
Dica
Observe se o seu cachorro apresenta algum sinal de estresse e tédio. Alguns cachorros desenvolvem sinais comportamentais e até físicos/fisiológicos, como dermatites e lacrimejamento excessivo . Outro sinal de estresse nos cachorros é o fato de lamberem você demasiadamente, como aprendi em
Adestramento de cães em 15 min. por dia. Embora lamber seja algo natural nos cachorros e um sinal de submissão e de que gosta da sua companhia, fique atento quando esse comportamento for excessivo e ignore-o, mostrando que você não gosta disso (não precisa falar ou brigar, bastar sair de perto). Manter seu cão relaxado também contribui para uma pelagem bonita e macia. Por fim,
aprenda dicas fáceis e eficientes para manter seu cão ocupado sem se sentir entediado: direto do Cão Cidadão, do zootecnista mais conhecido do Brasil, Alexandre Rossi.
Continue lendo >>