Sono
Excelente artigo sobre a experiência do sono do Aurélio em nosso lar. Desde como fizemos para ele não chorar à noite aos latidos que ele dá enquanto dorme. Assista também ao vídeo em que o Aurélio revira os olhinhos!
Quando o Aurélio chegou em nossa casa, o que ele mais fazia era dormir (ele tinha por volta de dois meses e meio). As posições de dormir do shih tzu são as seguintes: de lado, barriga para cima e barriga para baixo (ele fica assim durante muito tempo, para trocar calor. Shih tzus são muito calorentos).
O Aurélio é um cachorro que tem a mente muito ativa durante o sono. Ele sonha(será que tem pesadelos também?) com frequência. Eu já li em algum lugar que cães filhotes e idosos sonham mais que os adultos.
O Aurélio late durante o sono! Claro que não é um latidão, são uns latidinhos. Em alguma fase do sono, ele mexe bastante o olho (como nós, humanos). Também pode balançar a patinha e a cabeça. É estranho.
Veja o vídeo em que o Aurélio está movendo os olhinhos. É bem curto. Depois vejo se consigo pegá-lo latindo!
Outro aspecto interessante dessa parte importande da vida - o sono - é a forma como o Aurélio se espreguiça, como um gato. Isso mesmo! Ele levanta o tronco para cima como se fosse um gato! No início, estranhamos bastante, mas agora achamos graça. É melhor eu procurar saber se isso não faz mal para a coluna dele (pode não fazer mal em gatos, mas em cachorros...).
O local preferido de dormir do Aurélio é o chão frio, embora o encontremos muitas vezes relaxando em sua caminha redonda. Para falar a verdade, em algumas outras vezes, ele está metade do corpo no chão, metade do corpo na caminha, como se estivesse dividido entre o frio do chão e o conforto da cama (em outro post, contarei sobre outros dilemas do Aurélio).
Ele dorme em um quarto só para ele. É o escritório da casa. Havendo falta de móveis, sobrou mais espaço para o Aurélio. Nós deixamos a porta do quarto dele aberta, mas colocamos na porta, de forma improvisada, uma barreira física (um puff e uma caixa de papelão com peso dentro). Assim ao mesmo tempo em que ele não sai do quarto, nós não o perdemos de vista nem ele perde a gente da vista dele. O contato visual é mantido. Isso quando chegamos em casa, pois quando estamos em casa, sempre deixamos ele sair e ir para a sala.
Tivemos problemas com choramingos à noite só durante os dois primeiros dias. Nas primeiras vezes, acabamos gritando para ele parar ou jogávamos um chinelo perto para assustá-lo. Funcionou, mas não recomendo.
Aquilo começou a me incomodar e eu fui atrás da forma adequada de educar(ou adestrar) cães. Foi quando encontrei o site do Guilhermo Coelho - adestramento para cães em 15 min por dia.
Deveríamos ignorá-lo. Caso contrário, se toda vez que o Aurélio chorasse, fôssemos lá brigar, ainda assim isso seria uma forma de atenção e estaríamos ensinando ao cachorro que, se ele chorar, terá nossa atenção. Ou seja, ele vai continuar chorando! Os créditos de o Aurélio ter aprendido rápido a dormir sozinho são mais dele do que nossos, como donos. O Aurélio é muito bonzinho e obediente.
Dica
É muito importante o sono durante a infância do cão, pois fortalece o sistema imunológico. Por isso, se ele estiver dormindo, segure um pouco a vontade de brincar com o cão. Procure sempre um veterinário se o cachorro apresentar algum sinal suspeito.
As meninas tb fazem isso qdo dormem..rsrsrs reviram os olhinhos abertos e ainda latem dormindo...rsrsr
Acho que isso é da raça mesmo neh???
Beijos pra vc e pro Aurélinho!!!
Que lindo!!!!!! Quero conhecer!!! E ele tem um nome super engraçado heheh! Bjos
Deve ser típico da raça sim! Obrigada Carol (do Canil Mon Amour) pela força!
As pessoas geralmente acham estranho o nome dele, perguntam de onde saiu, lembram do dicionário Aurélio... Eu particularmente gosto muito! Você vai conhecê-lo sim! Beijo!
Aurelio parece bastante com minha Belinha(que e da mesma raça)...
mais nunca conseguir tira ela de cima da minha cama!!!ela so sair quando ela quer ou quando esta com muito calor ,ai vai p/ o chão...ela falta fala enquanto dormi, faz uns som bem engraçados...comparamos ela com um bicho preguisa pois so viver dormindo!!um abraço
Olá Adriana, adorei o blog do Aurélio e sou simplesmente encantada por ele. Comprei um Shih Tzu, mas que ainda tá novinho...mas não vejo a hora dele estar fazendo as mesmas estripulias que o Aurélio faz. Adorei a história do dentinho tbm. Abraços.
Olá, Adriana!
A minha Shih Tzu, Bella, de 2 meses, também se espreguiça que nem um gato! Você procurou saber se faz mal para a coluna deles?
Um grande abraço.
Oi, Thayná!
Até hj, o Aurélio se espreguiça tal qual gato, embora com pouca frequência.
Ainda não sei dizer se esse movimento faz mal para a coluna ou não... Mas se você (ou algum outro leitor) souber de algo informativo a respeito, poste aqui!
Bjos!
Postar um comentário
Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.
Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.