29/06/2010

Agora sim, férias!

Sherlock disfarçado de anjinho. “Está na hora da mamãe descansar do trabalho que você nos deu”!

 

Para quem estiver lendo este post até às 10:00: devo estar na estrada. Para os demais: devo estar em Goinanira, interior do Goiás! Mais precisamente na casa da vó do Rodrigo, carinhosamente apelidada de "Vó Gorda".

Continue lendo >>

28/06/2010

Aurélio voltou, mais pelado que nunca

 

O Aurélio voltou. E, depois da cirurgia de castração, estava precisando, desesperadamente e sem exageros, de um banho e de uma tosa.

Continue lendo >>

Não deixe a Leishmaniose fazer mais vítimas

Por acaso, encontrei uma cartilha sobre a Leishmaniose Visceral Canina (LVC), tema que, só recentemente, despertou minha atenção:

Continue lendo >>

27/06/2010

Um pouco de mim

Eu, com oito ou nove anos. Estava aguardando o Ônibus Escolar para ir à Escola São Camilo.

 

Receber indicações, elogios, reconhecimentos é uma delícia. Quem não gosta? Desta vez, o AuAuAurélio! teve a honra de receber o mesmo selinho de cinco diferentes pessoas:

Continue lendo >>

19/06/2010

Você está lá, eu estou aqui

 

Era para ser uma cirurgia simples

Era para ter acabado logo que você acordou da anestesia

Mas eu não sabia, o pesadelo só começaria

 

Você nunca foi escandaloso,

Não é de rodar à baiana,

E, se fosse verdade que os verdadeiros machos não choram,

Você com certeza seria o mais macho de todos

Continue lendo >>

Dicas para o grooming do Shih Tzu


Sei que não é um Shih Tzu. Mas a foto representa um autêntico grooming.

O Shih Tzu exige escovação e outros cuidados diários. Se o seu Shih Tzu está com “cara de poucos amigos”, é bem possível que ele precise de um grooming urgente e não de um banho! Conheça dez dicas para fazer o grooming diário, atividade que faz parte da rotina de qualquer dono de Shih Tzu.

Continue lendo >>

18/06/2010

O andar elegante do Shih Tzu

Shih Tzus são conhecidos por terem uma postura arrogante e um andar elegante.

Continue lendo >>

17/06/2010

Xixi e cocô no lugar certo: não tem preço

Jornal: R$ 1,50 cada

Continue lendo >>

16/06/2010

Basset Hound: Bonachão


Estava passando o olho nas dezenas de fotos que tenho dos meus dois cães – um Shih Tzu e um Basset Hound – e vendo a cara do meu Basset (o Sherlock) veio à cabeça a palavra BONACHÃO. E pensei… como o Sherlock tem cara de bonachão! Sem saber ao certo o significado da palavra, fui ao Pai dos Burros:




























Você sabia?

É improvável, mas a combinação das palavras "basset hound" e "apartamento" no Google recupera o blog AuAuAurelio! em seus dez primeiros resultados! Faça o teste. E isso é porque o blog escreveu praticamente apenas três artigos sobre a raça. Este aqui (Basset Hound, bonachão), de Sofás e cães (conta sobre a proteção que coloquei no sofá depois que o Basset chegou ao meu lar) e o Drama em Quatro Atos (que apresenta um diálogo contando a história de como foi adquiri-lo até o momento de resolver doá-lo). 

Para mim, essa é a prova cabal de como a internet ainda é escassa em informações sobre a viabilidade de se ter um cão da raça Basset Hound em apartamento. Infelizmente, os sites que encontramos concentram-se apenas nos prós de se ter um cachorro (e aí, meu amigo, qualquer raça tá valendo), mascarando os contras e as desvantagens de se ter um cão. Sem essas informações, os futuros donos são mais facilmente fisgados por aqueles olhinhos de "me leva para casa", o que aumenta as chances de a relação cachorro-homem não ser tão maravilhosa como se esperava.

Enfim, para ajudá-lo nessa tarefa, eis, objetivamente, algumas razões porque EU não acho adequado ter um Basset Hound em apartamento:

> ele é um cachorro de porte grande;
> ele é um cachorro que detesta a solidão (por isso, nem pense em ficar algumas horas fora do seu apê. E, não, ter um outro cachorro nem sempre resolve o problema)
> o latido dele não é alto, é MUITO ALTO (se os seus vizinhos não se incomodarem...)
> ele fede, mesmo que tome banho! É da natureza dele mesmo, a pelagem é demasiada oleosa e acaba que o apartamento fica com aquele cheiro de cachorro! (mas você pode lavar a casa duas vezes ao dia para reduzir o problema)
> ele solta muito pelo (basta passar uma vassoura duas vezes ao dia para disfarçar)

Finalmente, vou colocar aqui parte de um comentário que escrevi, por o considerar bastante elucidativo:


Primeira coisa: Bassets Hounds são cães teimosos. Logo, não obedecem! Isso faz parte do temperamento deles. Há várias referências na internet sobre essa característica, inclusive falando que cachorros dessa raça até entendem o que os donos pedem, mas fingem não compreender! Eu desafio um profissional a adestrar esse cão! 
Segunda coisa: tranquilidade. Creio estar havendo um equívoco quanto ao significado de tranquilo, uma qualidade realmente atribuída aos cães da raça Basset Hound. Cachorros dessa raça são tranquilos por não serem agressivos, por serem dóceis. Isso não significa, todavia, que são cães pouco ativos ou de baixa energia! No tempo em que meu Basset Hound esteve aqui (o Sherlock), ele simplesmente tinha mais energia e disposição que meu Shih Tzu!  
Bassets Hounds são dorminhocos? Sim, mas, ao que parece, depois de muito brincar e brincar e, por fim, cansar. Claro que pode haver, dentro de uma mesma raça, cães mais e menos ativos. Mas o Basset Hound, apesar de ter um olhar tristonho, é muito brincalhão e tem muita energia para gastar antes de tirar uma gostosa soneca.  
A pessoa que cuida hoje do Sherlock (sim, ele está vivo apesar de conviver com um Pit Bull), diz que ele já fez vários buracos em todo o quintal, que ele brinca o tempo todo, estraga muita coisa também… Ou seja, nós também tínhamos a esperança de que, passada a primeira fase e a troca de dentes (que faz com que mordam tudo por coçar a gengiva), nosso Basset ficaria mais calmo. Ao contrário!  
Por outro lado, eu e meu marido somos testemunhas de que o Basset Hound é incapaz de fazer algum mal a alguém, mesmo criança ou outro cão. Ele é o cachorro mais dócil que conhecemos, no sentido de ser um cão da paz, longe dele ser agressivo. Ele realmente prefere fugir a enfrentar a ameaça. Resta mostrar-lhe o limite das mordidas. Afinal, morder é a forma com que o cão tem de se expresser. E o dono, ao dizer Ai!, por exemplo, mostra ao cão o limite. 

Desse modo, se alguém me perguntasse se eu recomendo ter um Basset Hound em apartamento, eu diria um sonoro: NÃOOOOOOOOOOOOOO!!!


Continue lendo >>

15/06/2010

Recolher o cocô = Conquistar vizinhança


O meu, ninguém pisa!

Tem gente que não gosta de cachorro e não é obrigada a gostar. Deixar seu cachorro sujar as vias públicas com cocô e não recolher é dar vez para que vizinhos, condôminos e cidadãos coloquem a boca no trombone e reforcem a antipatia pelos bichanos. Quer ver?

Continue lendo >>

14/06/2010

Fezes, cocô, caca, número 2

Não importa o nome, importa que você recolha, capisce*? Seis motivos que não podem ser mais desculpa para você deixar de recolher as fezes do seu animal. Confira! *Capisce: Termo italiano usado na gíria americana para dizer "entendeu" ou "compreendeu".

Continue lendo >>

13/06/2010

De sofás e cães

O Shih Tzu é um típico cãozinho de apartamento: porte pequeno, silencioso, suporta um pouquinho (mas só um pouquinho) mais a solidão, solta pouquíssimos pêlos, não demanda muito exercício… Mas o Basset Hound deixou meu apartamento com aquele cheiro característico de cachorro em alguns momentos e os pêlos dele espalham-se pela casa toda, mesmo nos cômodos onde o Basset não tem acesso (banheiro, cozinha e quarto de casal).

Continue lendo >>
Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR