24/04/2010

Temperamento do Shih Tzu



Hoje o blog completa cinco meses! Um bom motivo para prestigiarmos a raça de cachorro que inspirou a criação do AuAuAurélio! Como dona de um Shih Tzu e leitora regular de conteúdos sobre, elenco quais são as principais características da raça. Conheça dez características de temperamento marcantes desse adorável cãozinho: o Shih Tzu!


1. Silencioso
Latir, chorar, uivar são verbos raros quando se trata de um Shih Tzu! Com a chegada desse cãozinho, os donos de primeira viagem podem ter a sensação de não terem um cachorro em casa. Ideal para quem não curte muito barulho.



2. Independente
Há quem diga ser o Shih Tzu um cão dependente. Ele não é. O Shih Tzu fica muito bem acomodado e entretido com seus brinquedos e, como regra, não fica “em cima” dos donos. Ser independente não é sinônimo de não precisar de atenção: todos os cães precisam de atenção, mas os cães independentes exigem um pouco menos se comparado a outros cachorros. Também por essa característica, o Shih Tzu é conhecido por tolerar um pouquinho mais a solidão do que outros cães, mas não esqueça: nenhum cão gosta de apreciar paredes o dia inteiro! A independência é uma das características descritas no Padrão Oficial da Raça Shih Tzu:



3. Companheiro
Extremamente companheiro, o Shih Tzu é capaz de abandonar sua cama em meio à madrugada se o dono se levantar para assistir TV ou mesmo buscar uma água na geladeira. Gostam de estar ao pé dos donos, mesmo que apenas para dormir. Fazem jus ao grupo de cães de companhia do qual fazem parte (Confederação Brasileira de Cinofilia – grupo 9).



4. Brincalhão
O Shih Tzu está quase sempre disposto a brincar seja com brinquedos, pessoas ou outros cães. Essa característica somada aos seus grandes e vivos olhos faz com que o Shih Tzu pareça sempre alegre. O Shih Tzu, na verdade, é um cãozinho extremamente sociável: encontrar com outros cães ou pessoas é motivo suficiente para que abane freneticamente o rabinho.



5. Dorminhoco
Esse adorável cachorro passa boa parte do dia repousando, deitado nas mais diversas posições. Não se assuste ao ver seu Shih Tzu virado de barriga para cima. Essa é uma de suas posições preferidas. Estão mais dispostos a brincar e se exercitar no início e no fim do dia, quando a temperatura fica amena. Podemos dizer que são cães de comportamento crepuscular (Crepúsculo = luz frouxa que precede o nascer do Sol e persiste algum tempo depois de ele se pôr).


6. Vistoso
Pelagem exuberante, andar elegante e postura arrogante. Esse tripé torna o Shih Tzu verdadeiro arrasa-quarteirões. Em um passeio despretensioso na rua, o Shih Tzu dificilmente passará despercebido. Para donos mais discretos, preparem-se para começar a chamar atenção e responder a algumas dúvidas dos transeuntes.



7. Bom de colo
Não é à toa que o Shih Tzu é considerado um cachorro “bom de colo”. Ele se deixa carregar por minutos a fio sem protestar – a não ser que comece a ficar com calor ou sinta vontade de ir ao banheiro. O Shih Tzu permite mexer com ele aqui e acolá como se nada o incomodasse. Por esse temperamento, essa raça é indicada para crianças. Interessante notar que essa característica de deixar-se carregar como a um bebê facilita o processo de humanização do animal.


8. Calorento
O Shih Tzu, por sua farta pelagem, sente mais calor que cães de pêlo curto. Por isso, prefira caminhadas à sombra e vislumbre a possibilidade de fazer uma tosa-bebê.



9. “Dado”
Está procurando um cachorro leal e que não vai com estranhos? Não adquira um Shih Tzu. Não encontrei melhor palavra que descrevesse essa que talvez é uma das características mais marcantes do Shih Tzu. Na rua, qualquer pessoa é capaz de atrair a atenção desse pequeno cachorro, tornando a caminhada cheia de interrupções e pouco objetiva. Essa característica desapontou meu marido no início. Por outro lado, esse temperamento faz do Shih Tzu um excelente anfitrião (desde que não pule nas visitas), recebendo com alegria e disposição os convidados. É uma recepção e tanto para quem gosta de cachorros. Em alguns lugares, encontramos referências ao Shih Tzu como um cão festeiro.


10. Observador
Nada escapa aos grandes olhos de jabuticaba do Shih Tzu. No dia-a-dia, quando o Shih Tzu não está dormindo, ele acompanha atentamente toda a movimentação da casa, seguindo, quando possível, os donos de lá para cá.

Os Shih Tzus são telespectadores da novela da vida da casa onde moram
– e assistem de camarote. Adriana Diniz



Diferenças entre machos e fêmeas
De acordo com Jo Ann White, no livro Shih Tzu da série Your Happy Healthy Pet (Howell Book House, segunda edição), as diferenças de temperamento entre machos e fêmeas nessa raça são pouco notáveis: ambos são amáveis e afetuosos. As diferenças ficam por conta mesmo das características próprias do macho e da fêmea, independentemente da raça.

Os Shih Tzus foram criados para serem doces companhias, mas cada cão é individual e terá sua própria e única personalidade. Jo Ann White, Your Happy Healthy Pet: Shih Tzu

Para ler outras informações sobre Shih Tzu, recomendo:

- Perfil da raça Lord Cão. A melhor e mais completa descrição de Shih Tzu, em português, que já encontrei.
- Inteligência do Shih Tzu (ou não!), sobre a posição do Shih Tzu no ranking de inteligência canina.
- 10 coisas que o Rodrigo odeia no Aurélio, sobre o que pode desapontar no Shih Tzu.

Agradecimentos
Ao Toni Brum e a Wen (do My Adorable Shih Tzus) pela autorização de reprodução das fotos.


Para informações sobre os direitos de uso desse conteúdo, leia nossa Licença.
Gostou do texto? Comente e acompanhe o blog!

32 comentários:

Carol 24/04/2010, 17:43  

Ai seu blog ficou muito chique!!!! AMEEEEEEI!! Menos é mais com certeza!!

Beijinhos..

FláviaBGS 24/04/2010, 23:50  

PARABÉNS PELO MÊSVERSÁRIO! rsrs
Amei o blog... vou linkar...
Que bom que vc gostou da promo do Blog Nessie e Eu... já está participando???
Se puder divulgar aqui tb vou agradecer viu? rsrs E vc ainda terá chance de participar mais uma vez com foto e frase novas ok?
bjs

FláviaBGS 25/04/2010, 22:13  

Adriana, participa assim mesmo... apenas p/ demonstrar o seu amor pelo seu cãozinho... pois depois vou colocar lá no Blog todas as fotos e frases... e está sendo uma delicia ler cada frase e ver cada foto... gostaria de ver e ler a sua tb! rsrs
O que importa não é criatividade... mas é a sinceridade e o sentimento que é transmitido pela frase e pela foto ok?
ps. ah... nem tá bombando tanto assim... só temos 31 participações... rsrs divulgação sempre é legal. bjs

Cassia 28/04/2010, 10:35  

Oi, Adriana! Adorei a descrição do Shih Tzu! Consegui enxergar um pouquinho da Winie em cada um dos itens! E as fotos são lindas! Beijos!

Adriana Diniz 28/04/2010, 12:19  

Oi, Cassia! Que bom conseguir reproduzir um pouquinho do Shih Tzu e fazer com q vc identifique a Winie assim! Bjos!

Adriana 17/06/2010, 09:38  

Oi eu acabei de comprar um Shis tzu ele ta me dando muito trabalho para aprender onde fazer xixi e coco... me ajudem o q eu faço??

Obrigada

Beijos

Cíntia Gomes,  18/11/2010, 13:44  

Drika,o meu tá com quatro meses. No início foi muito difícil, mas não desisti porque eles aprendem. Tem que ter muita paciência. Beijos

Rita,  02/12/2010, 22:24  

Tenho um shih-tzu de 2 anos e meio......ele é meu bb, meu amigo, meu companheiro, comprei para o meu filho e ganhei outro.......amoooooo de paixão seu nome é Zack....espuleta que só., arteiro, uma graça...

Anônimo,  08/12/2010, 11:26  

Oi, meu shi tzu ta com 11 meses, e agora deu pra latir ou fazer um chorinho quando quer atenção e brincar...eu vou ter bebê em fevereiro e temo que isso seja uma coisa chatinha depois. Alguma diga pra fazer ele parar de nos chamar assim com "grito" hehehe? Bj Paula

Adriana Diniz 08/12/2010, 14:58  

Os adestradores geralmente aconselham em casos como esse, não dar atenção!

Quando ele chora e você dá atenção, você está fazendo o que ele quer! Então, ele está aprendendo que para ter sua atenção é preciso chorar e latir. Tente ignorá-lo e tenha paciência.

Em algumas situações, é importante que o cachorro lata ou emita um choro para mostrar algum desconforto que sente. Ou para avisar de um perigo.

Em minha casa, ignoramos o meu Shih Tzu quando ele chora, sempre procurando saber se ele quer atenção ou outra coisa. Mas é preciso estar atento: certa vez, ele chorou pois a porta do quarto onde ele faz xixi (no sanitário higiênico) estava fechada e ele queria fazer xixi. Percebemos isso e abrimos a porta. Ele, imediatamente, saiu correndo e foi aliviar a bexiga!

Resumindo:

Não quer que o cachorro continue fazendo uma ação indesejada: ignore, repreenda (sem bater!)

Quer manter uma ação desejada: elogie, diga o nome, recompense com bifinhos ou pedaçinhos de maça, banana, abacaxi (frutas permitidas, mas não demais para que ele não engorde).

Também sugiro a leitura de livros sobre adestramento. Procure por "Adestramento Inteligente" do Alexandre Rossi. Está disponível gratuitamente na internet.

E lembre-se: emitir sons é normal em cães, sendo que a frequência, a quantidade e as razões variam de raça para raça e mesmo de cão para cão em uma mesma raça. Os sons são importantes até certo ponto (sinal de alerta/desconforto). Por isso, na hora de repreender, devemos ter isso em mente também.

Boa sorte!

Anônimo,  15/12/2010, 16:16  

Adorei o Blog, meu esposo me presenteou hoje com um Shih Tzu fiquei mto feliz, vim correndo buscar respostas sobre a raça, ela é mto dorminhoca e carinhosa, tenho um lhasa apso que na sua chegada ficou doido e não deixava ela em paz, mas agora ja esta mais calmo, estou mto feliz com a raça.

Anônimo,  17/02/2011, 21:11  

nao tenho um shih-tzu AINDA pretendo ter um ele é mesmo tao docio ?olha nao poderei tar todo segundo com ele ate pq a ksa onde ele ira fica é do meu pai e moro com minha mae e tbm so irei para ksa do meu pai finais de semana e pela tarde talves todos os dias
OBS.:meus pais sao divorciados

Adriana Diniz 18/02/2011, 13:11  

Sim, o Shih Tzu é um cão bastante dócil e silencioso, mas é claro que há exceções.

Conheço uns donos aqui e outros acolá que se queixam que seus cães da raça Shih Tzu gostam de mordem e latir. Mas essa não é a regra.

Com relação a ter um cachorro para você ver apenas no fim-de-semana, reflita nas seguintes questões:

- Em uma semana, os dias sem ver e sem estar com o cão, fazendo companhia para ele, será duas vezes maior que o tempo que você poderá estar com ele.

- Durante a semana, quando você não estiver por lá, quem cuidará dele? Isso muitas vezes é um problema, pois as crianças e adolescentes querem ter cães, mas acaba sobrando para os pais cuidarem (dar vacinas, limpar o cocô, xixi, comprar comida, dar banho ou levar no Pet Shop e dar a atenção de que todo cão precisa).

- Converse bem com seus pais e esteja aberto às considerações que eles fizerem. Procure informações sobre por que NÃO ter um cão e leia junto com eles. O esclarecimento evita desapontamentos e evita que o cãozinho, em pouco tempo, seja abandonado ou doado por não haver quem queira dele cuidar.

- Sugiro a leitura da série deste blog, chamada: Escolha do cachorro. Está na barra lateral!

- Um abraço e boa sorte!

Adriana Diniz 09/04/2011, 10:52  

Vale à pena ter um Shih Tzu mini, pergunta a leitora Tânia, que entrou em contato pelo nosso "Contato".

Querida Tânia, alguns criadores preocupam-se em reproduzir raças mini, selecionando espécimes naturalmente menores e fazendo cruzamento entre elas, pois sabem que muitas pessoas procuram por cães pequenos.

Perceba, porém, que, nesse caso, o criador está mais preocupado em vender cães do que em reproduzi-los para o aperfeiçoamento contínuo da raça, levando em consideração características físicas, comportamentais e de saúde.

Por isso, recomendo que desconfie de criadores que se orgulham de reproduzir cães mini, com porte menor do que o reconhecido pelo padrão da raça. Além disso, o Shih Tzu já é considerado um cachorro de pequeno porte.

Espero tê-la ajudado. Um abraço, Adriana

Rita,  21/10/2011, 12:42  

Pessoal,
Adorei o blog de vcs. Muito interessante, bem escrito e de uma leitura agradável. Tenho dois, Toby e Lola, irmãos da mesma ninhada e nada pode me fazer mais feliz. O Aurélio é muito parecido com o Toby. Uma cara gostosa de
ursinho carente. E a Lola tem um olho de cada cor, sendo um azul, e que eu chamo de olho de gente. Inteligentíssima, vê TV e aprende
rapidamente.
Achei excelente as qualificações da raça. O carinho, o companheirismo, tudo enfim está perfeito. Os dois passaram a ser a minha "parte social". Impossível sair à rua sem que inúmeras pessoas conversem comigo sobre os dois. Lembro um dia que fui ao um restaurante e fiquei em uma mesa na calçada com os dois. Foi impossível comer!
E por fim, nada como a tosa bebê. Ficam mais adequados ao nosso clima tropical e mais fácil limpá-los após os passeios, por estas calçadas
imundas de Sampa.

O que me preocupa: com o crescimento da procura por esta raça, que aconteça uma distorção com a mistura de irmãos e parentes, lembrando a mesma
história do pequinês que foi praticamente destruído quando passou a ser "moda".

Parabéns para vocês pelo blog e para todos que fizeram a escolha de ter um shihTzu na sua vida!

Jéssica de Mattos,  01/11/2011, 11:25  

Olá, boa tarde!

Tenho um shih-tzu, macho, peguei há mais ou menos uma semana e ele está completando 2 meses hoje mas estou com alguns problemas e queria ver se podes me ajudar:

- ele não fica sozinho sem estar chorando; no momento em que saio da vista dele ele chora até cansar e dorme. Essas são as únicas coisas que ele faz enquanto não estou por perto. Nem toca nos seus brinquedinhos.

- já testei bolsinha de água quente, espalho petisquinhos pelo espaço dele, deixo uma peça de roupa minha e nada adianta! ele chora sem parar e o problema é que moro em apartamento.

- xixi e cocô no lugar certo: se ele está preso, até faz as necessidades no lugar certo mas quando está solto, não fez no lugar certo nenhuma vez ainda!

sei que ele é novinho mas precisava de umas dicas para melhorar esses comportamentos pois ele está muito carente e sinto que ele fica muito triste quando está preso.

o que posso fazer? espero que me ajudem! Abraço!

Adriana Diniz 02/11/2011, 12:13  

Jéssica,

Obrigada por entrar em contato!

As dicas que posso dar, como dona de cachorro, estão espalhadas por este blog! Você já deu uma boa lida nele? Em índice, procure por "Adestramento e Comportamento".

Recomendo que leia livros sobre adestramento. Um livro sobre o assunto que pode ser baixado gratuitamente na internet é o do Alexandre Rossi, chamado "Adestramento Inteligente".

Boa sorte!

Um abraço,

Adriana

Adriana Diniz 18/11/2011, 14:04  

O Shih Tzu é um bom cão para apartamento? Ele pode passar muitas horas sozinho, pergunta a leitora Fernanda, de Porto Alegre-RS.

Os Shih Tzus são considerados bons cães para se ter em apartamento pelo seguinte, em minha opinião:

- porte pequeno;
- soltam poucos pelos;
- não latem muito (regra geral);
- dormem bastante (regra geral).

Creio que o fato de dormirem bastante e serem cachorros pouco ativos faz com que não se incomodem tanto em passar algumas horas sozinho. Afinal, eles estão dormindo, especialmente nas horas mais quentes do dia! O Shih Tzu costuma ser mais ativo de manhã e à noite, quando a temperatura é amena.

Entretanto, como qualquer cão, o Shih Tzu é extremamente sociável e aprecia muito uma companhia. Ou seja, deixá-lo muitas horas sozinho realmente não é legal.

Eu senti isso na pele. Agora estou trabalhando 40 horas/semana, não mais 30h/semana que era quanto eu trabalhava quando adquirimos o Aurélio. E o meu marido hoje trabalha 60 horas/semana, sendo que antes ele era um estudante e tinha muito tempo livre! E o Aurélio sentiu essa mudança, ficoi mais tristinho, mas desmotivado... mas tentamos compensar isso passeando com ele duas vezes por dia e, pela manhã, dando um bom passeio. Além disso, o tempo que ficamos em casa, procuramos dar atenção a ele, fazendo carinho e jogando brinquedos para ele buscar (ele gosta muito!). Aos finais de semana, tenho promovido encontros entre o Aurélio e os Shih Tzus da minha mãe (são três). Além disso, assim como você, também tenho faxineira e a presença dela certamente ameniza um pouco a sensação de solidão. Espero que a faxineira também goste de cachorros!

Um abraço,

Adriana

Tetê Musa 16/06/2012, 23:42  

Oi, Adriana!
Adorei o seu blog. O meu shih Tzu tem só dois meses e veio aqui pra casa há apenas uma semana, mas já percebi exatamente todas as características que vc descreveu.
Mas o meu, o Doug, está com a mania de morder tudo (meu pé, minha mão, a barra da minha calça o pé da mesa...). O Aurélio também tinha esse costume quando bebê? Ou será o temperamento do Doug mesmo? Tem como eu "cortar" esse mau costume?
Muito obrigada!

Anônimo,  31/08/2012, 11:19  

Oi, Adriana!!

Parabéns pelo seu blog, adorei!!! Tenho um Shih Tzu de 3 meses que está comigo há um mês. Ele tem se mostrado bem esperto, não late, não fica chorando nem uivando quando fica preso no seu cantinho de dormir. Só não consegui ainda ensiná-lo a fazer suas necessidades no lugar certo!! Ele só faz quando está preso mas quando está solto pela casa só faz no mural da porta da cozinha!! Já tentei ensiná-lo milhares de vezes mas ele não aprende!! Já limpei com todos os produtos possíveis e imagináveis o lugar que ele elegeu mas não adianta. Ele vai lá e pimba! É assim mesmo? Será que ele vai aprender?
Obrigada!!

Anônimo,  29/10/2012, 01:01  

Indiquei o site de vcs no face boock, copiei o endereço e colei lá junto com umas dicas que eu coloquei sobre quem quer ter um Shih tzu. Sempre me preocupo com a conscientização das pessoas que querem comprá-los tendo em vista que eles são muito sensíveis e necessita de cuidados diários para evitar coisas sérias como úlseras de córneas e problemas de ouvido etc... Então, abaixo das minhas dicas, também indiquei o site de vcs para que as pessoas possam ter acesso à informações mais completas!

Anônimo,  16/12/2012, 04:32  

Que bom este blog. Tenho um shunt tau ee minha mãe outro ,eles são meio irmãos. São muito parecidos nas manias e nas pirraças pois fazem coco e xixi onde querem e sabem que estão errados mas continuam fazendo. Já tentem corrigir na boa mas ja estou perdendo a paciência.Ajude-me pois não gosto de maltrata-lo, mas já não foi conta, .parece que ele faz de propósito . Só para falar assim: A que tudo sou rui.

Anônimo,  01/02/2013, 12:55  

Olá Adriana, primeiramente parabéns pelo seu Blog, me tirou muitas dúvidas como lidar com esses animauzinhos tão gostosos!! Porem ainda estou com um probleminha e que esta me deixando completamente perdida, sem saber como reagir...
Minha Shi-tzu está com 60 dias,faz 4 dias que está comigo, tirei de perto de seus irmaozinhos e veio para um novo lar... Na primeira noite ela passou mau,virei a madruga com ela.. Meu coração apertou de ve-la naquele estado! Por fim descobri que ela estava extremamente extressada devido a tantas mudanças!Passou c sorinho o dia todo e graças a Deus esta super bem! Mas vamos ao probleminha... Faz exatamente 5 dias que estou trbalhando em casa, pois esta impossivel deixa-la sozinha!! Deixei só um dia, e pouquissimas horas.. Minha faxineira estava aqui, e ela me contou o quanto a coitadinha sofreu!!! Depois desse dia não consegui mais sair e deixa-la sozinha. Minha duvida é... POSSO FAZER ISSO SEM PESAR A CONCIENCIA??? Vai acarretar problemas futuros a ela? Meu horario fora de casa é das 9:00 e chego umas 17:30.
Aguardo ansiosamente sua resposta!! Muito obrigada. Ludmila

Adriana Diniz 09/02/2013, 14:18  

ludmila, seria um problema se durante esse horário não houver ninguém pra ficar com o cão. É importante tb não só a companhia física mas dar atenção ao cachorro. Brinquedos podem distrair o cachorro mas não substituem as pessoas. Boa sorte!

Unknown 29/03/2013, 13:21  

ola meu nome é Renato e tenho um shih tzu o nome dele é Frederico.
Eu tenho notado que ele é diferente dos outros shihtzu que conheço.
Ele tem seis meses e faz xixi agachado e o rabo dele não faz aquela curva igual dos outros.
O que será que deve ser?

Aline_Telles 07/04/2013, 23:35  

Euntenho uma shih tzu de 2 anos, chamada Ana julia e graças a deus ela nao e nem um pouco dada...nao e agressiva, mas fica brava se alguém estranho fica perto de mim e cuida muito bem da casa. E o mais engraçado e q ela esta cada vez mais parecida comigo...heheehehehe por mais q a maioria das pessoas reprovem eu a trato feito filha. Eu acho incrível a capacidade dela de reconhecer as coisas dela e de se virar sozinha qdo quer algum brinquedo dela q se encontra na caixa de brinquedos. Enfim, sou mais uma apaixonada pela minha shih tzu.

rafinhamore 19/06/2013, 19:26  

silencioso?tenho um gordinho de 1 ano e 7 meses chamado Ian Quando estou em casa ele é um amor, fofo companheiro brincalhão...mas qdo saio pra trabalhar ele não para!!!!!!!Late o tempo todo sem parar....e qdo digo sem parar é sem parar mesmo.... recebi um monte de multas no prédio por causa disso.....Fora isso ele se baba todo, chupa as patas ....chego em casa ele parece uma manga chupada.....o q eu faço? me ajuda aê..

Michele 22/07/2013, 19:09  

Adorei as dicas mais preciso da ajuda vcs pq eu adotei um shih tzu e ele tem quase dois anos,mais veio muito mal educado eu estou sofrendo p educar ,ele é macho e muito temperamentaú .

Bruna Laiz Schelbauer 27/07/2013, 21:25  

tenho um mini mesmo sua mãe e pai são saudaveis ela é linda bem fofinha tem 2 mes e quase um kl então mini shitzu existe sua mãe tem 3 kl e pouco

Unknown 26/08/2013, 17:49  

Olá!

Não concordo mto qto ao ser "independente" minha shih tzu tem quase 3 meses e faz um escândalo quando percebe que vai ficar sozinha! E quando estou em casa além dela ter que ficar junto de mim o tempo todo, ainda fica chorando querendo colo!!! Ainda por cima não para de morder, entendo ser porque os dentes estão crescendo, mas ela morde inclusive pés e tornozelos! Me ajudem!!!

Anônimo,  01/09/2013, 23:36  

Queria tanto um. Mas não tenho $ pra comprar. :(

Anônimo,  13/01/2014, 12:01  

Oi Adriana, meu cão é um shitzu que dei o nome de Uli. ele não é silencioso, nem muito amável. É muito brabo e tem uma mordida forte. ele também não gosta de colo. esse é ele:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1236802_232337636922931_347264064_n.jpg
O que faço pra ele melhorar?

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR