19/06/2010

Dicas para o grooming do Shih Tzu


Sei que não é um Shih Tzu. Mas a foto representa um autêntico grooming.

O Shih Tzu exige escovação e outros cuidados diários. Se o seu Shih Tzu está com “cara de poucos amigos”, é bem possível que ele precise de um grooming urgente e não de um banho! Conheça dez dicas para fazer o grooming diário, atividade que faz parte da rotina de qualquer dono de Shih Tzu.


Seu Shih Tzu está com cara de poucos amigos? Um bom grooming talvez ajude.

O grooming nada mais é que o conjunto de atividades realizadas com o objetivo de higienizar e cuidar do aspecto estético do cão. A definição do dicionário Longman para o verbo “to groom”, do inglês, é “to clean and brush an animal, especially a horse”. Ou seja, limpar e escovar um animal, especialmente um cavalo.

Vamos às principais etapas do grooming do Shih Tzu, que você deve realizar na sua casa quase que diariamente para manter seu Shih Tzu com uma pelagem saudável e brilhante. A periodicidade diária não é uma regra e o dono deve estar atento aos sinais de que o pêlo precisa de uma escovação ou os olhos de uma limpeza.

Independentemente de como estiver a pelagem, é importante que os pêlos da cabeça fiquem presos para não atrapalhar a visão e evitar ferimentos nos olhos.

1. Quando começar
É bom começar a pentear as madeixas do seu Shih Tzu desde filhote. Mesmo que não haja necessidade, é importante acostumar o seu cão à escova. A partir dos quatro meses, aproximadamente, os pêlos já são grandes o suficiente e precisam de uma escovação a cada dois dias. A partir dos cinco meses, é bom que a escovação seja diária. O melhor mesmo é você perceber, pela prática, quando deve passar a escovar seu Shih Tzu com mais freqüência.

2. Estética
A escovação periódica, ao remover sujidades, deixa a pelagem mais bonita e remove os indesejáveis nós. Quanto mais dias sem escovar, mais nós estarão provavelmente se formando. Para manter uma pelagem vistosa e macia, é necessário investir em condicionadores e xampus de qualidade. Se o seu Shih Tzu está com a pelagem opaca, pode ser, porém, um indicativo de deficiência nutricional. No entanto, esse diagnóstico só poderá ser feito pelo veterinário.

Para manter a pelagem longa, como se exige para exemplares de pista, é trabalhoso. É preciso escovação diária, de preferência com aplicação de um spray anti-estático que evita a quebra de fios. A região do bigode também deve ser empapelotada e os papelotes trocados diariamente. Já para quem tem exemplares como bichos de estimação, há a opção de mantê-los tosados. Facilita muito o trato. Bastam uma rápida escovação diária ou a cada dois dias e o retoque mensal da tosa. Outra dica é deixá-lo permanentemente com a tosa higiênica, que consiste em aparar a pelagem ao redor do ânus e, no macho, também ao redor da genitália, o que evita que urina e excrementos sujem o cão.
Eduardo Teixeira, criador de Shih Tzus. Extraído da Revista Cães e Cia, nº 316

3. Questão de saúde
O grooming pode até parecer frescura, mas não é. Além de deixar seu cão com a pelagem bonita, ele é fundamental para a saúde do seu amigo quadrúpede, pois remove sujeiras, poeira, pêlos mortos e ajuda a espalhar o óleo natural dos cães em todo o corpo. Isso permite que os pêlos cresçam mais saudáveis. Além disso, é uma ótima chance de detectar problemas na pele. O grooming é obrigatório para raças de pêlo longo, mas, sem dúvida, é também desejável em cães de pêlo curto, com as escovas e periodicidade adequadas.

O grooming auxilia no diagnóstico precoce de problemas de pele.

4. Exercícios
Definitivamente caminhadas e exercícios não combinam com cabelos limpos e desembaraçados do Shih Tzu. Ao contrário! Ao levar seu Shih Tzu para passear na rua, reserve um tempo de sobra para penteá-lo quando voltar da caminhada. É comum os pêlos embolarem após os exercícios, principalmente nas patas.

Tenha paciência até chegar a última etapa: arramar os pêlos da cabeça.

5. Tenha paciência
Se você está com pressa, deixe para escovar seu Shih Tzu mais tarde. É importante pentear o pelagem do Shih Tzu quando você tiver tempo sobrando. Isso evita que, na pressa, você machuque o seu bichinho e quebre mais pêlos que o desejável. O tempo extra é também importante para amarrar os pêlos da cabeça. Vinte a trinta minutos costumam ser suficientes para desembarçar, escová-lo todo, limpar os olhos e amarrar os pêlos da cabeça. Se o cão não é escovado há mais de dois dias, costuma demorar mais tempo. Se necessário, peça a ajuda de um familiar.

Se necessário, peça ajuda de familiares.

6. Relaxamento
A escovação, acredite, pode se tornar uma das atividades mais prazerosas para seu Shih Tzu se você fizer com cuidado, carinho e palavras amorosas. O meu Shih Tzu, por exemplo, se espreguiça, fecha os olhinhos, deixa eu virá-lo para lá, para cá sem pestanejar. É um ótimo momento para você e seu cão estarem mais próximos e pode se tornar uma verdadeira sessão de relaxamento para ambos!

7. Incentivo
Se você tem um companheiro ou companheira, peça a ele ou ela para ver o cachorro após a sessão de grooming. Os elogios ao cachorro poderão incentivar você a continuar escovando sempre e cada vez melhor.

8. Onde fazer o grooming?
Escolha uma superfície plana e firme, de preferência, uma mesa. Mas é também possível fazer no chão, sobre uma toalha, desde que você se sente no chão. É na hora do grooming quando os pêlos do Shih Tzu caem mais, alguns ficam na própria escova e outros acabam grudando na roupa. Sugiro que você utilize um avental para manter sua roupa limpa.

Certifique-se da segurança do cão ao fazer o grooming em uma superfície plana e firme. Arsenal de produtos para grooming: o soro fisiológico para limpeza do olho é item obrigatório, mas deve ser guardado na geladeira.


9. Qual escova usar?
Utilize uma escova de hastes longas para desembaraçar os fios até a raiz, mas evite aquelas que têm bolinhas, pois danificam a pelagem.
Vânia Brein, experiente criadora. Extraído do site Au Cães

10. Lágrima ácida
A maioria dos Shih Tzus apresenta a tal da lágrima ácida que, além de deixar o cachorro feio, pode exalar um odor desagradável. A lágrima ácida pode estar associada com o tipo de alimentação que o cachorro recebe. Este produto talvez ajude no problema.

Lágrima ácida: problema que pode estar ligado à alimentação.

Fontes consultadas:
Clube Shih Tzu

Leia também:
>> Chegou a hora de tosar?
>> Tosa bebê forever

11 comentários:

Gigi Colombini 19/06/2010, 15:37  

AUMAMOS...MAMÃE TB.FAZ ISSO EM MIM...

LAMBEIJOKAS

LOLA

Anônimo,  17/09/2010, 00:35  

Meu Beethovem tem 1 aninho,nunca tive coragem de tosá-lo,porém vou ao parque com ele todos os dias e ele se suja muito.Por isso toma banho toda semana.Isso é ruim?Quanto ao Aurélio gostava mais do pêlo d ele longo!

Adriana Diniz 17/09/2010, 19:40  

Obrigada pela visita! Com relação ao banho, sugiro que leia o seguinte post e a referência a outro artigo que há nele:

http://www.auauaurelio.com/2009/11/hoje-e-dia-de-banho.html

Agora eu só toso o Aurélio... e bem tosado, na máquina mesmo! Adotei de vez o estilo curtinho, além de dar menos trabalho, eu acho lindo!

Adriana Diniz 12/10/2011, 11:51  

O que fazer para que os bigodes do meu Shih Tzu cresçam bonitos e hidratados?, pergunta a leitora Manuela diretamente de Porto, em Portugal!

Primeiramente, Manuela, quero lhe dizer que fico bastante feliz por saber que o blog AuAuAurelio! chegou tão longe, em terras lusitanas!

Em relação a esse assunto, não sou uma expert pois nunca passei por esse problema específico com o Aurélio. Além disso, já faz muito tempo que mantenho o Aurélio bem tosado! Para falar a verdade, nem sei mais o que é escovar os pelos dele!

Mas, no post acima, fala-se sobre isso. Veja:

"É preciso escovação diária, de preferência com aplicação de um spray anti-estático que evita a quebra de fios. A região do bigode também deve ser empapelotada e os papelotes trocados diariamente”.

Esse ritual é necessário quando os Shih Tzus são mantidos com pelagem longa, exigência nas exposições cinófilas.

Para saber mais sobre o assunto, sugiro que procure diretamente criadores de Shih Tzu. Tem um blog de uma criadora que traz diversas dicas:

http://www.auauaurelio.com/2009/12/um-dos-melhores-em-dicas-para-donos-de.html

Eu também não conheço muitas marcas de produtos caninos. Conheço a Pet Society, que parece ser uma boa marca:

http://www.petsociety.com.br/

Boa sorte!

Um abraço,

Adriana

Anônimo,  07/11/2011, 18:44  

eu tenho uma shih tzu femea......ela é muito medrosa,tem medo de tudo.......eu ganhei ela a mais ou menos 3 meses, e até de passea ela tem medo!!!!
quero tanto sabe o que faze!!!

Adriana Diniz 18/11/2011, 10:47  

Oi Anônimo!

As dicas que posso dar, como dona de cachorro, estão espalhadas por este blog! Você já deu uma boa lida nele? Em índice, procure por "Adestramento e Comportamento".

Recomendo que leia livros sobre adestramento. Um livro sobre o assunto que pode ser baixado gratuitamente na internet é o do Alexandre Rossi, chamado "Adestramento Inteligente".

Boa sorte!

Um abraço,

Adriana

Kassio 12/03/2012, 21:10  

Eu tenho uma shih tzu fêmea de 11 meses, mais o pelo dela esta embolando e caindo, eu fui na veterinária e falaram que é obrigatória a tosa bebe para o pelo crescer mais grosso.
Eu gostaria de saber se a tosa é mesmo obrigatória e se eu não fizer a tosa o que vai acontecer.
Aguardando resposta, obrigado.

Adriana Diniz 13/03/2012, 21:05  

Oi, Kassio!

Olha, não vejo como você pode sair perdendo se decidir fazer a toda. Certamente o pêlo não embolará tão fácil e, se você não gostar, o pêlo cresce de novo!

Eu experimentaria...!

Abraços!

Priscila,  16/03/2012, 08:56  

OI!!! eu tenho um Shitzu de 1 ano, levei ele pra fazer a tosa bebê mas como o pelo dele tava muito embolado me indicaram a fazer uma tosa completa com o pelo muito baixo.Tadinho do meu filhote ficou parecendo um Pug. Outra coisa que a mulher que fez a tosa falou que o pelo dele ainda era de bebe e que para crescer o de adulto seria necessário fazer esse tipo de tosa. Queria saber se isso é verdade.
Adorei o seu blog.. O Aurélio é muito lindo!!Aguardo sua resposta.. brigada!

Marcia 14/12/2012, 12:30  

Olá, minha shih Tzu sempre recebeu a tosa bebê, mas eu não sabia que não podia cortar os pelinhos que crescem na direção dos olhinhos. Agora, estou com dificuldades para deixá-los crescer sem que incomodem ela. Tem alguma escova especial para pentear entre os olhinhos?
Outra dúvida que fiquei, é sobre a Solução fisiológica para limpeza dos olhos. Sou enfermeira e sempre soube que após aberto o frasco, o conteúdo do mesmo deve ser usado nas 24h e depois desprezado.
Adorei o blog!

Unknown 10/08/2016, 00:07  

Pode, por favor, me indicar um spray anti-estatico para a escovação diária?

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR