17/01/2010

E o tempo levou… o dente do Aurélio!


O Aurélio, no alto dos seus cinco meses, acaba de vivenciar a fase de troca de dentes de leite pelos definitivos. Conseguimos, de forma exclusiva, uma foto de um dente que caiu e ainda apresentamos o ritual de extração dentária. Acompanhe o "ritual" e veja como o Aurélio tem destreza nas patinhas!

Mordida vai, mordida vem, mas permanece aquele barulhinho interminável e, às vezes, irritante do Aurélio mordendo o ossinho de couro comestível… Algo tinha que sair dali… E saiu: um dente – e dos grandes:















 border=




Dica
De acordo com essa matéria, ossos sintéticos de couro de boi são uma opção para cãozinhos que estão enfrentando a troca de dentes, fase que acontece entre os 3 e 6 meses de idade. Porém, a Ana Corina, do Mãe de Cachorro, alertou, em comentário aqui (veja abaixo), que esses ossos podem levar o animal a engasgar, já que não são dissolvidos. Uma sugestão que ela deu são os produtos da Bio Dog, como tendões e outras partes bovinas ou suínas desidratados. Bom saber!

Leia também:
Essa mesma história na versão do Aurélio.

12 comentários:

Gigi Colombini 17/01/2010, 22:36  

Oiii...quantos meses tem o Aurélio...
Minha Lola já passou por essa fase e além do ossinho roeu tb.meus rodapés...rsrsrs...o pai dela brigava e eu não conseguia...sorria...rs

Beijinhos
Gigi e Lola

Adriana Diniz 17/01/2010, 22:48  

Oi, Gi! O Aurélio tem 6 meses (veja na barra lateral do blog "Acompanhe o crescimento). Mas quando isso ocorreu ele tinha 5 meses! Os york são MT MAIS ativos que os SHIH TZUS de uma forma geral e acho q isso acaba se refletindo na destruição da casa! Rsrs... O Aurélio aqui parecia um aborrecente, ficou chato, mordendo tudo, até a gente! Muita coceira na gengiva, né?!

Tula Verusca 18/01/2010, 09:41  

Adriana,
Aiii que lindooooooo!!!!!

Eu tenho dois dentes do Bial e um da Mel. A Mel veio pra casa aos 8 meses e tinha os 4 caninos duplos, depois que passei eles para AN os dentes duplos ficaram moles e o último a amolecer o vet arrancou em uma visita de rotina, morrooo de gastura com esses dentes balançando!
Beijos

Adriana Diniz 18/01/2010, 11:16  

É mesmo, Tula? Vc adotou a Mel? Ainda bem q deu td certo né?! Tem coisas em nossos bichos que nos dão arrepios mesmo! Desculpe a ignorância, mas o que é AN?

Tula Verusca 18/01/2010, 18:34  

Bem, nos adotamos bemmm entre aspas.
Ela tinha um dono que morreu e colocaram ela a venda.
Ai no carnaval do ano passado minha cunhada foi buscar o peludo dela e viu que a Mel tava lá e ficou com dó.
Pediu pro vet deixar ela passar o feriado na nossa casa e ele deixou .. nunca mais ela voltou pro vet... mas minha mae pagou 500 reais por ela.

AN é alimentação natural, meus bbs não comem ração.

Bjus

Adriana Diniz 18/01/2010, 18:51  

Ah sim...sobre a sigla AN!
Que história, hein?! Então, a Mel é viúva do dono! Que bom que está em boas mãos!

Bjos!

Fernanda e Pink 19/01/2010, 08:39  

ai que gostoso... eu tenho 5 dentes da Pink... quando estavam molinhos eu ficava mega esperta prá conseguir pegar... beijos a vocês!

Adriana Diniz 19/01/2010, 13:02  

Oi, Fê! Vc guardou, então? Eu nem vi os dentes do Aurélio ficarem moles, só percebi que eles estava nessa fase por passar boa parte do tempo roendo... roendo...! Bjos!

Ana Corina 28/04/2010, 08:20  

Adri, esses ossos são é EXTREMAMENTE perigosos. A poodle de 1 amiga morreu engasgada com um na frente dela. O problema é que eles não quebram nem dissolvem e sim formam um tipo de 'chicletão' ao serem muito mastigados. Fora que vários cães conseguem desenrolá-los e eles são uma tira de couro gosmenta e indissolúvel q ainda pode ficar grudada no intestino dos pobres. Se não queres dar osso de verdade para o Aurélio, então opte por aqueles produtos da Bio Dog, que são tendões e outras partes bovinas/suínas desidratados. Quanto à troca de dentes, quando ela é saudável mesmo nós sequer encontramos os dentinhos dos nossos amores... Qdo o Sushi fez troca eu não sabia de nada disso e ele ganhava só esses produtos artificiais e eu tinha uma coleção de dentes dele, fora que os caninos ficaram duplos. Qdo o Shoyo fez troca de dentes os dois estavam na alimentação natural e a troca do Shoyo além de rápida foi perfeita, ele não roía nada pela casa e até o Sushi lucrou, porque finalmente perdeu os caninos duplos... Só um toque... Beijo.

Adriana Diniz 28/04/2010, 12:51  

Querida Ana, "toques" assim são muitíssimo bem-vindos! Muito obrigada pela participação e excelente esclarecimento. Quando eu li seu comentário, perguntei-me: será que existe alguma coisa boa em pet shop para os nossos peludos? Rsrs. Vou atualizar o post com essa informação: assim você, eu e os leitores do blog saem lucrando! Bjos!

Ana Corina 07/06/2010, 10:04  

hahaha E depois perguntam por que vendi a minha petshop. Simples: amo mais os animais muito mais do que amo DINHEIRO, então lá se foi a petshop... Mas graças à experiência de ter uma pet foi que comecei a abrir os olhos para vacinas desnecessárias, medicamentos e produtos mil totalmente dispensáveis e ainda assim empurrados por veterinários e vendedores, rações que não passam de veneno empacotado, maus-tratos em banho e tosa, guarda responsável, comércio de filhotes etc. etc. etc. Hoje, gasto MUITO menos porque sei o que é realmente necessário e o que é besteira pura e o Shoyo é MUITO mais saudável e feliz.
Essa questão do perigo dos ossos de couro branco foi, inclusive, bastante reforçada pela adestradora Sandra Régia, lá da Lord Cão.

Beijo pra vc e para os meninos!

Unknown 08/12/2010, 17:11  

Adriana frequentemente dou para meu shih tzu esses ossinhos de couro.... n sabia q é prejudicial... e esse da Bio dog n sei se tem na minha cidade, vou ter que procurar tomara q eu encontro...

obrigado pelas dicas

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR