08/01/2010

Susto: tosaram errado o Aurélio


Aguardava o crescimento dos pelos do focinho do Aurélio e, por uma falha na comunicação com o pet shop, acabaram cortando a pelagem sem eu querer! Veja as fotos do antes e depois.

Dia 26 de dezembro, sábado, 16:30, ainda respirando as alegrias do Natal. Levo meu Shih Tzu Aurélio para a tosa higiência após um trabalhoso banho em casa.

Pet shop de minha confiança mais próximo: fechado. Pet shop que goza de relativa popularidade: aberto.

- Pois, não? Perguntou a atendente.

- Gostaria de fazer a tosa higiênica dele – disse.

- Banho também, né?

- Não, só a tosa. É que eu dou banho nele em casa… – disse meio sem graça pois acabara de dar banho nele. Ela não tinha percebido?

Expliquei:
- A tosa dele é só barriga, bumbum e patas. Não é para cortar os pelinhos do focinho, pois estou deixando crescer.

Havia achado caro o preço da tosa e pedi para desistir do serviço, mas me disseram que a tosadora falaria comigo ao final. Fiquei incomodada, mas àquela altura… Aguardei pacientemente.

Finalmente, o Aurélio estava pronto e, à primeira vista, não havia notado nada diferente. Então, a tosadora disse-me:

- Não precisa pagar nada não.

- Como assim? Eu achei caro mas daí a não pagar é diferente. Um serviço foi feito e eu quero pagar por ele.

Os demais funcionários me “aconselharam”:

- É melhor você aceitar…

Saindo do pet shop, eis que olho frontalmente para o Aurélio e… susto! Seguido de:

(silêncio)

Tosaram os pelos do focinho do Aurélio! Deu vontade de chorar! Sério mesmo! É a coisa mais boba, mas para quem aguardava já há algum tempo os pelinhos do focinho crescerem... E estava naquela fase incômoda de os pelos atrapalharem a visão do Aurélio, mas, ao mesmo tempo, não dava para prendê-los pois não eram compridos o suficiente.

Meu erro: não falar diretamente com a tosadora, sendo que tive essa chance. Erro do pet shop: não se preocupar em passar a informação do dono ao tosador.

Não voltei para reclamar não. Isso não traria os pelos do Aurélio de volta e, na hora, estava muito chateada. Mas resolvi escrever um e-mail. O e-mail retornou, então restou-me enviar uma carta à moda antiga. No final, a carta não foi enviada. Pelo menos, deixei de ir ao pet shop!


Antes (esquerda) e depois (direita) da tosa







De acordo com o médico veterinário Luiz Fernando Sabadine, do Pet Blog, a tosa higiência nos cães remove os pelos:

- Da barriga (até uma certa altura);
- Entre os coxins, na parte debaixo das patas (conhecidas como almofadas);
- Dos ouvidos, mas não completamente, para facilitar a limpeza periódica e
- Ao redor do ânus e órgãos genitais.

Ainda de acordo com Sabadine, o serviço de tosa higiência normalmente é cobrado à parte e deve ocorrer sempre com a liberação do dono.

Aqui em Brasília, é incomum ter o serviço de tosa higiênica cobrado à parte. O que ocorre são os “pacotes”: banho + tosa higiência + corte de unhas. O valor apenas da tosa + corte de unhas chega a ser próximo do valor do pacote, não deixando muito opção a quem dá o banho do cachorro em casa.


Aurélio: esquenta não, mamãe! Pelo cresce!



Dica
Para a tosa do seu animal de estimação, procure um profissional qualificado e um estabelecimento de sua confiança. Os pet shops devem seguir algumas regras, entre elas deve-se ter um vidro que permita a visualização do animal enquanto ele é tosado ou toma banho.

Nota: De acordo com a nova regra ortográfica, “pelo” agora é sem acento. Não estou escrevendo errado, não, viu?

Leia também
Os pelos do Aurélio estão de volta.

30 comentários:

Tula Verusca,  10/01/2010, 15:34  

Meu Deus.
Eu prefiro cortar os pelos dos focinho, mas se eu fosse a um pet e cortassem o pelo do Bial dessa forma eu no mínimo daria um esporro. OK nao ia voltar a ser como antes MAS minha ucera agradeceria.
Como vc pode ver nas fotos do Bial não se corta toda essa extensão que ela cortou.
Eu tb teria chorado.
Menina, to num problema danado aqui em Brasília ... nao dou conta de dar o banho direitinho e nao confio em nenhum pet... qi que triste!!!

Fernanda e Pink 10/01/2010, 17:27  

Ai que coisa mais chata... pois é... eu passei por uma experiência dessa, mas com um dentinho da Pink (até coloquei no blog). Um veterinário novo daqui de perto quis olhar os dentes dela, só por ver, pegou um instrumento e tentou à força arrancar um canino de leite que ainda não tinha caído. Fiquei tão nervosa que reclamei até no conselho regional de medicina veterinária afinal o tal dente acabou ficando mole... Tem gente que não tem noção mesmo...
Mas não fique triste. daqui há pouco cresce e você terá os pelinhos do focinho de volta!

Adriana Diniz 10/01/2010, 22:06  

Oi, Fê! Caramba, que coisa fizeram com a Pink, hein?! Ainda bem que era de leite! Poisé.. agora só procuro alguém de confiança... Me arrependi mt! Mas aprendi tb! É verdade, os pelinhos já estão crescendo! E vocês vão poder acompanhar o crescimento também! Bjos!

Adriana Diniz 10/01/2010, 22:15  

Ai, Tula, essa foi mt boa! Rsrsrs...Olha eu mesma estou dando banho no Aurélio, mas dá mt trabalho, sabe?! Estou fazendo isso para economizar, mas tenho aprendido mt tb. Eu confio em dois pet shops aqui em Brasília (não desmerecendo aqueles que não conheço): o Planeta Pet (na 212 sul). É onde eu dou vacina no Aurélio e td mais.. A veterinária é a Renata e, inclusive, ela é dona de dois shih tzus que são os irmãos do Aurélio!! Tem também o Bichos e Caprichos (304 do Sudoeste). Esse último eu nunca dei banho, pois qnd o descobri, já dava banho no Aurélio em casa. Mas já estive lá e vi que eles são profissionais. Também acho uma boa levar seu shih tzu para o banho entre segunda e quinta-feira, quando é mais vazio. Assim, acho que aumentam as chances de seu bichinho ser mais bem cuidado. Tula, obrigada pela força! Seus shih tzus são lindos! Bjs!

Unknown 11/01/2010, 23:00  

Oi Adriana!
Como tosaram ele errado??? Na pet eles n tem experiencia em shih tzu sabe...tosaram no zero um shih tzu de uma amiga, rasparam ate o fucinho, ela pensou em até processar....coisa feia menina....
Eu faço tudo em casa, do meu jeito...melhor coisa.
Beijos

Unknown 11/01/2010, 23:01  

Putz, eles adoram cortar os pelinhos perto do olho, pq acham que atrapalha....até atrapalha mas depois cresce rapidinho e já cai....pior é cortar, pq ai terá que cortar sempre!!! Aff...

Adriana Diniz 12/01/2010, 07:14  

Oi, Carol! Aki em Brasília já vi alguns shih tzus bem tosados... (eu olhava e pensava: é assim que eu quero).. Em compensação, tem algumas tosas que eu quero que o Aurélio passe bem longe! Rsrsrs... Valeu pelo comentário!

Rachel Barbosa 14/01/2010, 15:00  

Isso já aconteceu com meu poodle Galileu, no meu próprio pet shop rsrs Não gosto do Galileu com focinho raspado, deixo o focinho dele como o de bichon, peludo. Eu costumo acompanhar a tosa no pet shop do qual sou sócia, mas um dia estava ocupada com um vendedor e deixei o Galileu com o tosador. Qdo voltei, ele já tinha aparado os pelos no alto do focinho para tirar da frente dos olhos rsrs Demorou, mas cresceu. E agora todos os tosadores do meu pet já sabem que o focinho do Galileu é tosado como o de bichon.

Adriana Diniz 14/01/2010, 16:59  

Hehehehe! No seu próprio pet, é?! Que engraçado e consolador!!

Anônimo,  05/02/2010, 17:30  

Putz... Aconteceu igual com minha cachorrinha, a Brisa. Tive a mesma sensaçao, vontade de chorar na hora... O pior é saber que nao tem como desfazer o erro. Ela ficou horrivel!!! Eu acho que tem como processar o pet shop, por má prestaçao de serviço. Poxa, a gente gasta um monte com raçao e produtos pra menter os pelos lindos, ai vai um se noçao la e corta tudo. E tem outra coisa, a beleza do shitzu é nao cortar os pelos do fucinho. Tem que deixar crescer e amarrar com xuquinha. Faze o que... Eu vou no procom me informar.
Bjs

Adriana Diniz 05/02/2010, 22:22  

Oi anônimo(a)!
Realmente procurar o Procon é recomendado. No site Web Animal, na parte de Consultoria Jurídica, eles aconselham que, no caso de os donos de animais de estimação se sentirem lesados por produtos adquiridos ou serviços prestados, deve-se procurar o Procon ou outro órgão de defesa do consumidor da sua localidade ou o Juizado Especial Cível ou Criminal ou, ainda, o Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Para mais informações clique
aqui
...
Eu simplesmente não vou mais ao Pet Shop onde aconteceu o problema (que pode ter sido uma fatalidade - é verdade) e também não o indico a ninguém! São coisas da vida e a gente aprende que só com isso! Graças a Deus os pelos crescem...!
...
Obrigada pela sua visita e participação! Espero que volte aqui sempre (e deixe seu nome!)
Bjs!

Anônimo,  08/09/2010, 00:47  

Oi Adriana tdo bem... espero que leia meu post...

VC dá banho em casa, gostaria de dar mais tenho medo por causa dos olhos e orelha... Poderia me dar alguma dica???

Virginianatividade@yahoo.com.br

Adriana Diniz 09/09/2010, 07:42  

Oi, Virgínia!

Leia este post:

http://www.blog.villechamonix.com/2010/04/hora-do-banho-dos-frenchies.html

e este:

http://canilmonamourmegan.blogspot.com/2009/03/como-dar-banho-no-seu-shih-tzu.html

Abraço!

Unknown 08/12/2010, 16:09  

Bah... que fase Adri... qnd meu shih tzu era bebe eu n via a hora do pelo do focinho crescer pra prende todo ele, hauha fica fria que logo cresce... mas é mt chato isso...

abraço
Silvana Alice Bohn

Anônimo,  08/12/2010, 22:29  

Oie, cortei a franja do Budy e ficou crespo....antes era bem lisinho!! Será que é normal e quando crescer fica liso de novo? bj

Amábili da Rosa 02/01/2011, 18:25  

Oi,sou tosadora de Florianópolis. Eu nem sei o que dizer, no pet onde trabalho acompanha uma fichinha pessoal junto ao cãozinho, é super prático, o cliente diz para as atendentes o que quer e o que não quer que seja feito, raramente ocorre casos como este, é legal sugerir. Ahh, e como tosadora e proprietária de um shih tzu aconselho a cortar o triangulo(fucinho), os pelos que se acumulam ali pode causar até problemas na visão e muito acumulo de secreção, porém o pelo do Aurélio foi cortado totalmente errado, quando correto fica muito bonito.

Adriana Diniz 03/01/2011, 18:53  

Obrigada pelo conselho de profissional!

Anônimo,  22/01/2011, 12:09  

Na minha filhota eles cortaram os pelos do fucinho,e ainda fez uma franjinha,agora o laço amarra no alto da cabeça,ficou mais prático pq não junta muita sujeira nos olhos e não fica tanto cabelo caindo nos olhos.Vc acham feio?E como é difícil achar pet shop bom em Brasília!!

Milena Mariano-Brasília

Valéria 18/07/2011, 18:08  

Além de cortarem os pelos do fucinho da minha Lola, fizeram aquele corte que mostra as unhas, tipo de poodle, simplesmente horrível... a vontade é de chorar mesmo... Eu tenho tb uma poodle, tb não deixo fazer esse corte nela, acho feio as unhas expostas!

Anônimo,  15/10/2013, 21:58  

Querida levei um susto tbm meu filhote tem três meses e as vacinas em dia, então liguei para o veterinário e ele disse Bento já pode fazer a tosa higiênica, aí falei que só queria em volta dos olhos porque os pelos já estavam atrapalhando a visão dele e bumbum. Quando Bento chega em casa percebi que ele estava sem pelos em volta do focinho, a gente fica sem ação porque colocamos os pequenos em cada enrascada. Agora vou esperar nascer para ele ficar lindão novamente. Como você mesmo diz pelos crescem. Sds

Unknown 11/12/2013, 13:41  

Mas ele continuou lindo. Aconteceu a mesma coisa com a minha Lhasa Apso, mas tosaram o focinho dela a zero, ficou com cara de poodle.

Anônimo,  18/02/2017, 21:09  

tbm fiquei decepcionada com o que fizeram com minha Sunny, que chorei quando vi, foi essa semana, mandei tosar, pq ela havia pegado carrapatinhos no play do predio, mas quando me deparei com o focinho, os cilios e ate o rabo tosado me desesperei, a dona do pet alegou que meu esposo e minha filha nao especificarm pra nao tosar a carinha e o rabo...pode isso! indignada ate agora

Unknown 14/03/2017, 18:33  

aconteceu parecido com o meu cachorro, ele é da raça chowchow (lobinho de lingua azul) e o petshop simplesmente passou maquina zero, o carro esta sem nenhum pelinho... chorei muito, reclamei no petshop, solicitei o dinheiro de volta e eles falaram "não ficou tao feio assim" "nao vamos devolver o dinheiro mas posso dar um ossinho". Vou registrar BO e dar queixa do petshop no procon. Eu estou arrasada.

Andréa 28/04/2018, 13:37  

também tosaram errado minha cachorra que dó, ainda cobraram mais caro e pior deixaram o rostinho , tudo torto. raça shitsu parece um leáo

Unknown 17/09/2018, 09:50  

Tbm passei por algo assim, so que cortaram o cílios dela👌💔

Unknown 27/06/2019, 19:27  

Fizeram com o meu lhasa apso mandei para a tosa higienica e trouxeram o meu nuck pelado no zero. Só deixaram uma franja horrível mal cortada na cabeça estou arrasada ele está horrível.parece um podlee pelado. Estou sofrendo com isso. Nunca mais eu mando ele. Eu mesmo vou aparar na tesoura. Não confio mais.

Unknown 28/06/2019, 12:42  

Gente que triste rodaram meu lhasa na zero meu filho de quatro patas está horrível. É o pior que o meu tem os dentes de baixo pra fora tosaram o rosto na zero. Estou indgnada. Meu bichinho só vive se olhando no espelho. Ele vai fazer 4 anos. Estou triste com a situação

Deyse 22/08/2019, 13:14  

olá, estou passando por esse desespero com meu filhote, cortaram tudo no focinho dele e nós prendiamos com elastico. vc conseguiu deixar crescer de novo? meu medo e agora nao poder crescer por entrar nos olhos ;(

Unknown 01/10/2020, 17:18  

Recentemente aconteceu a mesma situação com minha Luna e a minha preocupação é a mesma da sua os pelinhos cresceram? Como ficou o olhinho do seu filhote?

Unknown 26/02/2021, 19:52  

comigo aconteceu algo parecido
depois de um longo dia de trabalho.cheguei em casa toda feliz por ver o meu filhote de 4 patas,o zeus
sei lá o que passou pela minha cabeça,resolvi levar ele na tosa higiênica
levei,a dona do tal pet shop me atendeu,disse para eu deixar ele e voltar em torno de uma hora.
quando cheguei e peguei o meu cachorrinho não reconheci ele mais.
passou a maquininha por todo o pêlo do meu zeus.juro na hora fiquei sem reação,cheguei em casa em estado de choque ainda.parei pensei e só chorei.

muito triste você levar seu cachorrinho para uma coisa e fazerem outra.

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR