14/05/2010

Fontes de informação sobre raças de cães


Na procura por um irmão para o meu Shih Tzu, o Aurélio, embrenhei-me pelo oceano da internet em busca de informações e esclarecimentos sobre as raças. Encontrei algumas fontes de informações interessantes sobre raças de cachorro e divido com vocês.


1. Perfis das Raças

Perfis bem completos sobre várias raças, da Lord Cão. Em português. O diferencial desse material é que ele não é repetição da repetição, mas fruto da experiência e pesquisa de treinadores de cães.

 

2. Enciclopédia Royal Canin sobre raças

Uma enciclopédia virtual sobre vários assuntos caninos, entre os quais raças de cães. Apresenta características gerais e do padrão da raça de maneira objetiva e em ordem alfabética. Para conhecer as raças, procure na parte superior pela letra adequada. Está em português de Portugal.

 

3. Este bicho é o bicho

Série em português sobre raças de cães da TV Horizonte, de Minas Gerais, apresentada pela jornalista Luciana Katahira. O melhor é que são vídeos em nossa língua nativa! Isso faz toda a diferença!

 

4. Dogs 101
Vídeos, em inglês, produzidos pelo Animal Planet. Antes do vídeo, passa uma propaganda de 20 segundos. Mesmo sendo inglês, há muitas imagens interessantes e os vídeos são bem dinâmicos. Navegue pelas guias do site.

 

5. Dog Breed Information
Características, principais doenças e vídeos detalhados com o padrão oficial da raça adotado pelo American Kennel Club (AKC) em 4 capítulos (introdução, cabeça, corpo e pelagem) . Da empresa Dog.com.

 

6. Breed Information Centre

Informações sobre as características de 210 raças reconhecidas pelo The Kennel Club, com imagens e visual amigável. Em inglês.

 

7. Find a Breed

Questionário para encontrar cachorro ideal, em inglês, também do The Kennel Club do Reino Unido. É mais um recurso do Breed Information Centre. Aprenda a usar.

 

Para informações específicas sobre temperamento do Shih Tzu, leia aqui. Essas informações ajudaram você? Comente aqui!

 

Nota: Esse post foi adiantado por conta do comentário da leitora Roberta aqui. Roberta, pesquisei muito para escolher um irmão para o Aurélio e coloquei as pegadas da trilha que segui! Obrigada pela participação e confiança.

 

Veja a série "Escolha do Cachorro" completa:

Como comprar o filhote ideal

Ter ou não ter um cão?

Antes de ter um cão

7 comentários:

Dudinha Nariz de Bolinha 14/05/2010, 11:13  

Muito Legal seu post

Audoramos....

Lambeijosss

Carol 14/05/2010, 15:06  

Muito bom esse post! Meu marido antes de decidir pelo Barto (Schnauzer), ia me dar um Beagle.. sorte que eu descobri e falei pra ele, pq Beagle é lindo, mas nunca em apartamento... 2 meses depois aparece o Bartô.. nao conhecia muito sobre a raça... pra mim era apenas o famoso barbudinho... mas estou encantada com a personalidade dele, facilidade que tem pra aprender as coisas... meu marido depois do Beagle pesquisou muito e acertou em cheio! :D

Beijinhos.

Anônimo,  14/05/2010, 22:24  

acho que a adoção deveria ser sempre a primeira opção . Cães adultos tem o temperamento já formado e fica muito fácil de acertar o que você procura ( se é um cão mais ou menos ativo ,pequeno, grande, etc.) Sempre aconselho: visite primeiro os abrigos locais antes de optar pela compra. Assim, além de ter um novo companheiro, você salva uma vida !
muito bom o post ! beijos

Tula Verusca 15/05/2010, 00:08  

Mas e ai!!!
Quem sera o novo irmao do Aurélio??

Ana Corina 15/05/2010, 00:39  

Amada, vim dar o mesmo conselho da Bianca e agora só me resta assinar embaixo. Dá uma pesquisa e tenta adotar. Aqui em Floripa tem cães puros SOBRANDO pra doar. Só ano passado eu mesma fui procurada por 3 pessoas diferentes querendo doar fêmeas de shihtzu purinhas (só pra ilustrar usando a raça do Aurélio fofo...). Entendo e defendo a opção de comprar, mas cada dia que passa vejo o qto os criadores realmente decentes são poucos e raros, muiiiito raros... Beijão e se precisar, agito meus contatos de doação de animais aí em BSB, blz?

Aline 15/05/2010, 00:45  

Sabe.. as vezes me pego pensando.. tudo bem..tem pessoas como uma amiga minha que AMA é louca APAIXONADA por boxers.. eles são uma graça e tal e ela saca MUITO deles.. mas MUITO MESSSMOOO. E mesmo assim ela pensa em adotar um cão mais tarde pois já tem o seu cavalão (rs). Mas tem pessoas que querem cão de raça porque querem, sem se preocupar da linhagem, temperamento, não pesquisam sobre os hábitos..sobre NADA.
Tudo bem.. essa pessoas às vezes n tem perfil nem pra ser dona de um cão e muito menos pra ser de um cão de raça. Por que?? Os cães de raça são melhores?? NAO MESMO! Porque proprietários assim que acham q tudo é lindinho deve procriar fazem milhões d filhotes sem destino. Hjj o post foi sobre um e-mail q eu recebi falando sobre isso.

Enfim..desculpa o desabafo mas acho que vc tem uns posts tão perfeitos e reflexivos que entro aqui td hr pra ver se vc atualizou.

Adriana Diniz 15/05/2010, 16:04  

Meninas, é salutar saber e divulgar a opinião de vocês neste post. Espero que os leitores, ao se depararem com esse texto, leiam os comentários de vocês para saber da realidade da ADOÇÃO.

Espero mais ainda que, antes de adquirir um cão, esse texto chegue até as pessoas que pararam alguns minutos do seu dia para pesquisar sobre um cachorro... Embora meu palpite seja o de que as pessoas que mais deveriam saber dessas coisas, são as que menos procuram informações como essas ou blogs e sites como este.

Com esclarecimentos e educação, haverá mais chances de cão e dono serem felizes. E este blog, enfim, cumprirá seu papel de esclarecer e ajudar aqueles que procuram por um companheiro canino.

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR