11/06/2010

Por que os machos levantam a pata para urinar?

Aos exatos nove meses de vida, o meu cachorro, o Aurélio, urinou com a pata levantada pela primeira vez. Criado e ensinado a urinar no sanitário plástico dentro de apartamento, torcia para que ele não aprendesse o traço típico dos cachorros machos.

 

Aurélio: em casa, só faz xixi e cocô no sanitário plástico.

 

Quando possível, eu tentava impedir que o Aurélio visse outros cães levantando a pata e cheirasse postes e pneus de carro. Mas não teve jeito: o meu Shih Tzu começou a dar sinais de que, a qualquer momento, iria se comportar como um típico representante do sexo masculino. Nos passeios, começou a cheirar com mais veemência a urina deixada por outros cães e a querer se embrenhar grama adentro.

 

Outro problema causado pela devastação das florestas.

 

Não queria acreditar que isso aconteceria, mas era apenas uma questão de tempo, como me diziam outros donos de cães. Das suspeitas de que isso iria acontecer, chegamos, finalmente, às vias de fato: em um passeio, quando vi aquela patinha para o alto, apontando a urina para uma pequena árvore, soube, enfim, que o meu Aurélio havia amadurecido.

 

Tira de Fernando Gonsales

 

Felizmente, para o bem geral da matilha, o Aurélio disse ao povo que manteria a pata abaixada dentro - e fora - de casa. E manteve mesmo. Aquele foi um caso isolado. Nos safamos!

 

Por falar em urinar com a pata levantada, confira uma entrevista sobre o assunto com Bruce Fogle, veterinário e que dá palestras sobre comportamento animal. Claro que ainda não tive o prazer de entrevistá-lo: trata-se, na verdade, de uma adaptação a um trecho do seu livro 100 perguntas que seu cão faria ao veterinário (se ele pudesse falar…).  Confira:

 

Por que os machos tem necessidade de levantar a pata para fazer xixi e como eles aprendem isso?

Os cães levantam a pata para deixar que o cheiro de urina exale na altura do focinho de outros cães. Essas marcas olfativas são deixadas em todo o território do cão, como um lembrete de quem é o proprietário. O ato de levantar a pata é estimulado pelo cheiro, por hormônios e pela observação.

 

Alguns cães machos, mesmo sendo fisicamente maduros, não levantam a pata para urinar. Por que isso acontece? Ele é saudável?

Alguns cães, mesmo depois de chegar à puberdade, ainda se abaixam para urinar. Eles têm níveis normais de hormônio masculino circulante. Têm esperma viável e são tão férteis quando outros machos, mas levam mais tempo para desenvolver o hábito de levantar a pata, ou às vezes nem chegam a desenvolvê-lo. Não há mal algum nisso, mas se o cão quiser aprender a levantar a pata, deve passar um tempo com machos que têm esse hábito. A única preocupação para um cão macho que não levanta a pata é que ele acerta a si mesmo toda vez que urina.

 

O cão ainda é filhote e já está levantando a pata para urinar. Por que isso ocorre?

Todos os filhotes começam a vida abaixando-se para urinar, mas alguns filhotes machos já levantam a pata. Isso porque já produziram um pouco do hormônio masculino, a testosterona, mesmo antes de nascerem, e esse hormônio tornou seu cérebro “masculino”. Outro resultado dessa masculinização é que esses filhotes podem tentar copular com outros filhotes, apesar de terem poucas semanas de vida e estarem há meses da puberdade.

 

Alguns donos preocupam-se por terem fêmeas que levantam a pata para urinar. O que explica esse comportamento inesperado?

Se, por exemplo, uma fêmea filhote é criada só com cães machos, pode aprender a levantar um pouco a pata quando urina, mesmo não havendo nenhuma razão anatômica para tal. Se for castrada antes de chegar à puberdade, continuará a levantar a pata.

 

Agradecimentos

Ao Cão em Quadrinhos pela permissão de reprodução da fotografia lá em cima, de um pug pego em flagrante.

23 comentários:

Isa 11/06/2010, 08:32  

Adriana
Venho acompanhando teu blog há algum tempo, parabéns pelos assuntos!
Eu tenho um Shih Tzu também, o Pulga, ele começou a fazer xixi com a pata levantada quando tinha uns 9 ou 10 meses´.
Ele foi aos poucos tendo mais "confança" e foi levantando mais vezes as patinhas na hora de fazer xixi, se apoiando em muros e tal...
Fique tranquila, apesar disso, hoje ele está com 1 ano e meio, e só faz xixi com a pata levantada na rua, quando precisa fazer dentro de casa, somente faz agachado e no sanitário plástico.
Espero que aconteça com o Aurélio o mesmo que aconteceu com o Pulga!
Bjs
Isadora

Adriana Diniz 11/06/2010, 11:06  

Oi, Isa! Está acompanhando há tanto tempo e eu nem sabia! Obrigada! Fico mt feliz que esteja gostando e acompanhando! Estou tranquila, pois o Aurélio fez quando tinha nove meses e hoje ele tem onze meses e não faz isso nem fora de casa mais!Bjos!

Cecília 11/06/2010, 12:00  

Adriana, morri de rir ao ler teus comentários.... fica tranquila que tb cometo estes atos pq me perco direto nesse lance de blog... Mas preciso te falar uma coisa que me aconteceu agora, um amigo aflito me ligou e me falou: "Cecília, sabe o fulano tá com 6 meses, e quando recebo visitas ele fica louco, quer brincar, correr, pula e pula, depois ele para. Mas sei que algumas pessoas não gostam de cães, o que faço pra ele não fazer isso com estas pessoas??" Respondi: Não recebe mais estes seres nojentos na tua casa! Na minha só entra quem gosta! Ia falar o q?? Bjks Cecília. PS: Vê se não tenta me apagar de novo, né??!! rs.

Léo de Chocolate 11/06/2010, 21:01  

Oi Aurélio, tem selinho pra vc no meu blog.
Lambs

Adriana Diniz 11/06/2010, 22:16  

Pois é, Cecília: quem não entendeu nada e quer entender: eu pensei que tinha excluído sem querer o comentário da Cecília acima. Então, postei trÊs comentários um atrás do outro pedindo que ela voltasse aqui e postasse outra vez, pq gostei mt do comentário dela!

Quanto ao seu amigo, eu aconselharia ele a adestrar o cãozinho a não pular nas visitas e, assim, quem sabem, quem não gosta de cães, começa a gostar, né?! Eu acho uma boa!

Querida do Léo de Chocolate, fiquei surpresa e mt feliz! Vou sair correndo ir lá ver! Bjos mil!

Ana Corina 11/06/2010, 22:40  

Querida,
castrando logo tem chances dele não levantar mais. Se tivesse castrado antes de levantar, as chances disso nunca acontecer seriam imensas.

Mas o pior não é ele levantar a patinha, é a competição de marcação de território que ele e o Sherlock farão, hahahahaha.
Até fim do ano passado eu tinha dois machos castrados em casa, o Sushi e o Shoyo, e isso não acontecia, mas o Sushi sempre fazia xixi por cima do xixi da Moira... Doido, né? Mesmo de perninha pra baixo... E o nojentinho do Shoyo urina no que ele tem inveja e quando quer dizer 'É MEU, EU MANDO'.
Eu dava TUDO pra ter o Sushi e a Moira vivinhos fazendo pipi por aí, podia ser até no meu PÉ...

Com a alimentação natural o xixi aqui em casa virou apenas um líquido amarelo, não tem mais cheiro...

Beijo!

Adriana Diniz 11/06/2010, 22:43  

Ana, vou te dizer, a alimentação natural é tentadora, irresistível até! E a castração tá chegando...! Bjos!

GRAÇA 12/06/2010, 05:53  

Olá! Aurélio e Rodrigo
Eu sou a Kika uma gatinha que teve muita sorte...a minha dona teve uma gata ...a Bolinha ...quando ela foi embora ela queria uma Shih Tzu,mas o meu dono não queria mais nenhum animal(a Bolinha foi embora nos braços dele)ele dizia cão não então minha dona me vio na net ..e me foi buscar com 2 meses,agora sou a Princesa da casa,os dois me adoram.
Gosto muito de fazer amiguinhos,querem ser meus amigos?
Então responde ao meu pedido de amizade....
Ronrons e bom fim de semana
Kika

Ana Corina 12/06/2010, 10:03  

Adri, a AN além de tudo pode ser prática também. dá uma lida no livro que indico no post que entra no blog hoje mais tarde (Raw Meaty Bones - está traduzido pela Sylvia, inclusive) e vc vai conhecer uma AN bastante prática, que é a que sigo aqui. Suplemento muito pouco, cozinho menos ainda, trato como lobinhos mesmo. ÓBVIO que abrir um pacote de ração é mais fácil e até mais bonito até pq tem cada embalagem fofa disfarçando cada veneno... Mas como eu sou uma das inúmeras pessoas que viu os cães melhorando de saúde ao comer AN, não dá pra voltar atrás. De qq maneira, dá uma olhada no site da Essen Pet, é uma alternativa comercial e interessante também.

Beijooo,

Ana Corina 12/06/2010, 10:16  

Adri, mudei o post e ele só entra no ar amanhã, então pega aí o link da tradução do livro sobre alimentação natural que te recomendei:
http://www.rawmeatybones.com/translations/portugal/intro.html

Adriana Diniz 12/06/2010, 16:20  

Ana, obrigada pelo interesse em ajudar (sempre, né?)! Quando acabar o livro que estou lendo agora (Ou eu o o cachorro), da Victoria Stilwell, pretendo ler a excelente indicação! Bjinhos!

Camila RRS 15/06/2010, 23:21  

Amanhã, Saquê completa 11 meses de vida e hoje, pela primeira vez, ele ergueu a patinha para urinar. Foi discreto, mas aconteceu, para meu desespero pois tambèm torcia contra.

Achei muito interessante seu artigo e me respondeu algumas perguntas.
Saquê, quando bebê, tentava cruzar com suas irmãzinhas e chegou até a se apaixonar por um cobertor. A "mania" foi embora com 2 meses e meio, no entanto há algumas semanas, essa paixão voltou (especificamente por cobertores). Entrou na adolecencia!

Unknown 16/06/2010, 13:53  

Oi, agora que comprei o banheiro dele igual o do Aurélio, ele ta com 4 meses mas não ta querendo ainda subir sem jornal....hoje ele fez coco do lado mas não subiu sem jornal....será que ele ainda vai acostumar?
Bj

Adriana Diniz 16/06/2010, 14:11  

Camila, que bom que o artigo ajudou!

Paula, claro que vai se acostumar! O sanitário é algo novo para ele. No início, use o jornal em volta e em cima do sanitário e, com o passar do tempo, vá deixando cada vez mais à mostra o sanitário plástico e retirando cada vez mais o jornal em volta. Perceba que seu cãozinho vai começar a se acostumar. Caso o cão prefira o jornal, insista em colocar o jornal em cima do sanitário. É uma questão de tempo. Procure sempre deixar um pouco da urina do seu cão no jornal que estará sobre o sanitário, pois é lá onde você quer que ele urine, certo? Bjos, tenha paciência e boa sorte!

Camilli Chamone 17/06/2010, 10:13  

Já li que o "levantar as patinhas" é apenas um "ato inteligente" do cão macho não se molhar quando urina.
De fato, já tive filhotinhos pequenos que levantavam as patinhas e adultos que nunca levantaram...

Vá tentar entender!
Bjs

Adriana Diniz 17/06/2010, 14:00  

Pois é, Camilli, o comportamento canino é, ainda em muitos aspectos, um grande enigma. Por isso, tantas teorias, teses, explicações... E tanto nó e confusão na cabeça de um mero dono ou dona de cão, - como eu! A gente tenta... e aplica aquilo que faz mais sentido para nós!

Ana Carolina,  11/08/2010, 12:40  

Adriana eu tenho um shihtzu de 4 meses e espero que ele seja igual ao aurélio nesse ponto viu; ele fica todo o tempo dentro de casa e quando eu solto ele o danado nao faz xixi fora de casa nem cocozinhoo! Se ele levantar a pata pra fazer xixi ai ja nao sei oque será dos meus moveis hehehe!
Adoreei a materiiia ... :]
ja que sou mae de primeirissima viagem jhehehe

Beijooos Ana CArolinaaa ;]

Unknown 17/09/2010, 15:53  

Oi... adoro o blog, sempre que posso passo por aqui, tenho um shih tzu de 3 meses, minha duvida é a seguinte se aos seis meses eu castra-lo ele irá levantar a pata para fazer xixi?? ou não tem nada a ver...

Obrigada
Silvana

Adriana Diniz 17/09/2010, 19:34  

Oi, Silvana.

Fico feliz que goste do blog! Realmente não sei te responder. Minhas dicas e orientações sobre a castração, inclusive referências a outros posts, você pode conferir no seguinte artigo (copie e cole na barra de endereço do seu navegador da internet):

http://www.auauaurelio.com/2010/06/valor-da-castracao.html

Abraço,
Adriana

Adriana Lima 18/01/2011, 16:02  

Olá Adriana, sou sua xará, primeiro lugar parabéns pelo blog, pelo Aurélio e o Sherlock. Não li tudo ainda, mas com certeza irei fazê-lo, pois adorei. Bom, não tenho shihtzu nem basset, mas tenho 2 boideiros bernês (bernese) em casa e no começo fiquei apreensiva, achando que eles iriam fazer xixi na casa inteira por serem 2 meninos. O Bonno em casa só faz xixi abaixadinho desde filhote e na rua com a pata levantada, já o Baron veio para minha casa aos 9 meses de idade, vítima de maus tratos, em casa e na rua só faz xixi com a patinha levantada. Hoje eles tem 2 aninhos e oferecemos AN para eles e assino embaixo o que a Ana disse o cocô e o xixi quase não tem cheiro, uma maravilha !!!! Abraços e mais uma vez, parabéns !!!

Anônimo,  24/08/2012, 15:32  

E verdade quando se castra o macho ele deixa de levantar as patas pra fazer xixi o meu cachorrinho tem 7 meses ja pode catra-lo

Anônimo,  22/03/2013, 02:26  

Meu caõzinho tem 3 meses e faz cocô por tudo o que faço? O xixi só faz no jornal
Claribel

Unknown 12/08/2013, 00:39  

Ola, bom dia
Primeiramente queria dizer que gostei muito do site, e que na verdade já li várias respostas à minha dúvida, acho que não tenho mais dúvidas nesse sentido hehe.. Meu filhote de Bull Terrier ainda está com 2 meses e não vou exigir muito dele ainda, as vezes ele acerta em outros momentos acaba fazendo suas necessidades em outros lugares, mas ainda assim de vez enquando ele lembra do jornal e vai ate o banheiro para fazer, moro em apartamento e isso é crucial para que a gente se entenda rsrs e espero que meu cachorro não levante a patinha nunca rsrs... tenho outras dúvidas vou ver se vejo o post correto para perguntar.... Obrigado

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR