19/06/2010

Você está lá, eu estou aqui

 

Era para ser uma cirurgia simples

Era para ter acabado logo que você acordou da anestesia

Mas eu não sabia, o pesadelo só começaria

 

Você nunca foi escandaloso,

Não é de rodar à baiana,

E, se fosse verdade que os verdadeiros machos não choram,

Você com certeza seria o mais macho de todos

 

Em meio à dor, você silenciou

Em meio ao trauma, você se aquietou

Sim, aquietou-se como criança desmamada nos braços da mãe

 

O brilho dos seus olhos se desvaneceu

Você se recolheu

E pacientemente esperou.

Esperou que tudo ficasse melhor.

Você confiou em mim, confiou em nós.

Sei que nosso olhar tranqüilizava você: daria certo.

 

Mas estava difícil. Você estava vomitando demais.

Você ficou fraco, você perdeu líquido, perdeu o apetite.

Mas você é forte, você é um cachorro.

 

Você abanou seu rabinho ao ouvir minha voz;

ao ver o Rodrigo chegar em casa;

ao ver seu irmão, Sherlock.

Ah… você, Aurélio, você ainda consegue

demostrar alegria em meio à tristeza,

sempre me lembrando de que você não é gente,

você é um cachorro.

 

Ao cair da noite, tive medo de acordar

e pensar que você não estaria mais ao meu lado.

Chorei.

Sim, vamos a um melhor veterinário.

 

O diagnóstico foi de que você estava sentindo muita dor,

a região estava bastante traumatizada,

você estava bem desidratado.

Você precisa ficar internado.

 

E, agora, você está lá no veterinário e eu estou aqui,

em casa, pela primeira vez sem você.

 

Você vai melhorar.

A região vai desinchar,

Você vai tomar dramin e vai parar de vomitar.

Vão te dar um analgésico e seu sono, essa noite, certamente melhorará.

 

Fique bem meu “gordinho”.

Amanhã quero ver os seus olhos brilharem.

Amanhã quero ver os meus olhos brilharem.

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã,

porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.

Basta a cada dia o seu mal.”.



Leia também:
Prós e contras da castração

52 comentários:

Tula Verusca 19/06/2010, 21:33  

Putz, a castração não deu certo!

Denise 19/06/2010, 21:33  

Oi Adriana!

O que houve com o Aurélio? Ele vai ficar bem, viu? Tenha fé!

Hoje o Rubinho chegou. Chorei de emoção! Estou feliz, mas insegura também. Ele é muito carinhoso e já sabe o nome dele.

Beijos pra vc e melhoras pro Aurélio. Ele vai ficar bem!

Aline 19/06/2010, 22:56  

ai que foi que houve com o Aurélio Bi??
nossa eu tomei um susto qdo comecei a ler mas ja vi q tá tudo em paz né??

dá noticiasss!!!!!!

Cecília 19/06/2010, 23:31  

Oi Adriana, li teu texto, na verdade achando que era poesia, mas ao chegar no fim vi que a coisa era séria!
Aumiga, sei exatamente o que estas sentindo, sei que estas te sentindo a última das mães por deixá-lo lá sozinho! Mas querida estas fazendo a coisa certa, o melhor mesmo pra ele! Dói mesmo, e para piorar estes lugares têm horário para visitação, o que deixa ambos mais tristes ainda!
Por pior que possa parecer, depois que tudo passar, verá que ele está bem ao teu lado, saberá que fizeste a coisa certa!
Boa sorte, saúde pra vcs e muita força mesmo!
bjkss Cecília Amodeo.

Unknown 20/06/2010, 00:03  

Nem sei pq mas deitada na cama, já do Cel resolvi dar a ultima espiada no blog hoje...espero que fiquem bem, e que a noite passe rapido, pra logo tu ter o teu gordinho contigo, e com os olhos brilhando! Vai dar tudo certo sim, durmam bem.

Léo de Chocolate 20/06/2010, 00:11  

Oi Aurélio, vc vai ficar bom, estamos torcendo por vc.
Tem um selo pra vc no meu blog.
Lambs e força!

Oráculo 20/06/2010, 08:54  

Vai ser só um susto Adriana, você vai ver. Logo o Aurélio vai estar aí com você!

Adriana Diniz 20/06/2010, 09:25  

Nota de esclarecimento:

1. Agradeço, de coração, às manifestações de todos por encorajamento, ânimo, força!

2. Agradeço, em especial, à querida Ana Corina, que ligou-me ontem à noite, para saber a situação do Aurélio e também para acalmar meu coração. Foi uma surpresa muita agradável, Ana.

3. Embora as palavras do poema façam parecer, a situação do meu Shih Tzu NÃO é grave. Não estou passando por um pesadelo, usei-ma da licença poética e eu sou um pouco exagerada mesmo, por natureza, ok?

4. Ter levado o Aurélio para passar a noite no veterinário foi uma decisão muito melhor do que continuar com ele aqui em casa. Lá, ele está sendo hidratado, recebendo os medicamentos sob supervisão profissional e tudo está sendo observado. Importante notar que mais de um profissional está sendo ouvido para tomar as decisões quanto ao Aurélio.

5. Hoje o Aurélio parece estar mais animadinho e ele está sob observação para ver se os vômitos param e para saber se ele volta a beber e a comer normalmente.

6. A cirurgia de castração aconteceu na sexta pela manhã. Só que a recuperação do Aurélio não foi muito boa: o local onde foi cortado inchou (nada como: "Oh meu Deus, o que é isso?) e ele especialmente no sábado vomitou bastante, mesmo sem ter bebido muita água e comido nada. Ou seja, ele ficou desidratado.

7. Não estou desesperada nem chorando. Chorei ontem por achar que aqui em casa não tínhamos condição de cuidar dele bem. Mas só. Acreditamos que o Aurélio vai melhorar.

8. Um abraço a todos e não se preocupem! Daremos notícias!

Rachel Barbosa 20/06/2010, 09:38  

Adriana, tomei um susto quando li o feed do post. Me acalmei um pouco quando vim no blog e vi seu esclarecimento. Que coisa! Estou mais surpresa ainda porque castração de macho é uma coisa super simples. Como foi acontecer isso?! Dê notícias e um beijo por mim no Aurélio.

Ana Corina 20/06/2010, 09:48  

Aiiiii, coisa boa ter falado contigo ontem, fui dormir bem mais tranquila. Beijo em todos aí, principalmente no Lelélio!

Anônimo,  20/06/2010, 12:19  

ai meu deus ... quando li pensei que o " lá" fosse em outro lugar ... me deu um aperto ...
vai ficar tudo bem né? rezo por voces !
beijos

Adriana Diniz 20/06/2010, 13:48  

II Nota de esclarecimentos:

1. Gente, se eu estivesse anunciando a morte do Aurélio, eu seria muito mais dramática!

2. Uma notícia maravilhosa: o Aurélio comeu pela primeira vez desde a cirurgia. Preparei uma carne moída cozida com um pouco de sal, a pedido da veterinária, e ele comeu a pequena porção com bastante apetite, o que é um ótimo sinal! Ele nunca havia comido carne de verdade e talvez isso seja um prenúncio de que os ventos da alimentação natural estão chegando por aqui...

3. Ele está com um ânimo bem melhor, apesar de estar um pouco fraco. O soro com glicose parece que fez efeito. A veterinária me tranquilizou dizendo: "ele está bem, ele está bem". A única preocupação agora é a cor da urina, que está muito concentrada, muito amarela. Elas vão avaliar a função renal nesta tarde... e aí saberemos se hoje à noite ele passa a noite aqui ou lá de novo!

4. O Aurélio não tá querendo muito papo comigo não. Tá meio desconfiado... mas já-já a gente vai viajar, ele vai conhecer um monte de lugar que nunca viu, e ele vai esquecer...

5. O único problema que as atuais veterinárias verificaram com relação à cirurgia da castração do Aurélio foi a ausência da assepsia necessária para a cirurgia, principalmente a tricotomia (raspagem/retirada dos pêlos da região para realização da cirurgia). Ela mencionou o risco de "tetania", se não me engano tétano mesmo, além de infecções. O Aurélio está tomando a medicação necessária para evitar infecções e ele já se encontra tricotomizado, se é que assim podemos dizer.

6. Alguns outros cães por lá. Um buldogue inglês ficou algum tempo hospedado em um hotelzinho e voltou com suspeita de giardíase e intoxicação alimentar. Há também um filhote de yorkie que caiu da cadeira... a situação é gravíssima.

7. O Sherlock está sentindo uma falta tremenda de brincar com o irmão. Eles são extremamente companheiros. Estão sempre juntos!

8. Agora é agradecer a Deus. E torcer para o Brasil! Vai Brasil!!!

dsdsdss 20/06/2010, 17:10  

Adri: tudo vai dar certo. A recuperação do Diesel levou uns 2 dias (apesar de que a única reação dele era dor mesmo) e eu fiquei do lado dele o tempo todo. Mesmo quando ele queria ficar paradinho na grama no sereno e não queria ir de jeito nenhum prá casinha (era verão), eu ficava ali do lado, noite adentro. Se o "amor" não curou ele, tenho certeza que o confortou.

Tenho cetreza que o Aurélio se sente seguro com os cuidados de vocês e vai brincar com o mano logo logo!

Beijão da sumida

Pri Coelho
ps.: não consegui ler teu post aquele ainda, to na correria e sem computador :(

Aline 20/06/2010, 19:24  

ai que bom Adriana..
mas na verdade o que foi que houve na cirurgia??
castração de cães é uma coisa tão simples..
ql foi a anestesia que eles usaram??
foi a inalatória?? uns amigos meus quando eu queria castrar meus cães disse que n era pra dar inalatória pq "aprofundava" mto o animal sem necessidade pra uma cirurgia tão rápida.

n sei direitoo.. vou procurar saber e te dizer ao certo!

Que bom que o auau tá melhorr

Oráculo 20/06/2010, 23:17  

Ah, bom (mulheres são exageradas) hehehe...

Mas mesmo assim, castração de machos é tão mais tranqüilo... Você deu azar. Meu Scott só ficou meio borocoxô no dia, mas logo logo já tava aprontando novamente!

Abraço

Adriana Diniz 21/06/2010, 08:41  

III Nota de Esclarecimentos:

1. Domingo à noite o Aurélio voltou para casa e passou a noite aqui conosco.

2. Ele está bem melhor de saúde. Mas está um pouco diferente ainda. Apático, psicologicamente falando.

3. Algumas pessoas estão com dúvidas sobre o que deu errado na cirurgia. Embora não tenha sido feita a tricotomia, como expliquei anteriormente, o Aurélio não sofreu infecção. A anestesia utilizada é bastante comum, em várias castrações, qual seja: xilazina, quetamina e diazepam (desculpem se escrevi algo errado aí). Assim, parece que o organismo do Aurélio não respondeu bem à cirurgia.

4. A gente sempre ouve para humanos que "toda cirurgia tem riscos" por mais simples que seja, não é mesmo? E todos nós, inclusive nossos cães, estão sujeitos a ter alguma complicação. Isso não é "azar", isso acontece.

5. O Aurélio está sob supervisão constante minha e do Rodrigo. Graças a Deus, ele está comendo com bom apetite a carne moída e bebendo água. A cor do urina já está mais clara. O inchaço não retrocedeu e o Aurélio resiste de toda forma que façamos uma compressa de gelo na região, como sugerido pela veterinária. Precisamos estar atentos às necessidades do Aurélio, já que ele pouco se expressa por meio do som.

6. O Aurélio não imagina quantas pessoas estão torcendo por ele! Isso é muito importante para nós! Até nossa faxineira ligou para saber como ele estava, pois ela é apaixonada pelo Aurélio!

7. Mandarei notícias se houver alguma novidade. E obrigada, mais uma vez, pelo carinho de todos!

Unknown 21/06/2010, 09:57  

Muitas melhoras para o Aurélio ... as meninas aqui em casa estão torcendo pela recuperação dele , já até pediram pra mamãe rezar pra São Francisco. Daqui a pouquinho ele já estará pulando com o Sherlock . Nos mantenha informados tá !!!
lambeijos

carolnicolai 21/06/2010, 13:01  

Que lindo o poema que escreveu. Fiquei bastante sensibilizada com ele. Torço para a recuperação de seu cãozinho.

Unknown 21/06/2010, 15:13  

Oi, Adriana. Tadinho do Auau... Mas fica triste, não... estou rezando por ele como rezei pela minha Morena quando ela ficou internada por três dias por causa de uma infecção intestinal. Quase morri também. Ele vai ficar bem, você vai ver! Abraçao em vc e nele...

Nadienne 21/06/2010, 16:25  

Vai Aurélio, vai que a jabulani é tua.. !!!!
(pra ele ficar mais alegrinho...)

Fabiana,  21/06/2010, 18:33  

Oi Adriana, sempre venho aqui mas nunca deixei um recadinho..
Adoro o seu blog!!! Muito bom mesmo.
Fiquei sabendo dele lá no fórum de shitzu, sou mãe da Nina (minha st de 10 meses), eu fiz o post sobre diabets, ela é diabetica..
Me identifico com muitas coisas que vc passa com o Aurélio, principalmente qd vc contou sobre a coruja, o mesmo aconteceu com a Nina aqui no condomínio que moramos..
Enfim estou aqui para lhe dar força com o Aurélio!! A Nina tb foi castrada a duas semanas..Sorte que com ela foi tudo ok, amanha ela vai tirar os pontos, mas acho que com fêmea é mais fácil!!
Força aí!!
Bjs da Fabiana e da Nina.

Gigi Colombini 22/06/2010, 10:35  

Só hoje entrei no blog e me deparei com isso, tadinho do Aurélio, mas Papai do Céu vai fazer ele ficar 100% loguinho e ele vai correr e brincar bastantão...

Diz para ele que a Lola está mandando beijos bem lambuzados de melhoras...

Mande-nos notícias e fiquem com DEUS!!!

Beijinhos GIGI e Lambeijokas da Lola

Adriana Diniz 22/06/2010, 17:52  

IV (será a última?)Nota de Esclarecimentos:

1. Vamos ao veredicto final dado pela veterinária sobre o que, afinal, teria dado de errado na cirurgia de castração do meu Shih Tzu, o Aurélio:

2. Na opinião da veterinária (que não é o veterinário que fez a cirurgia), a recuperação do Aurélio, com vômitos e muita dor, não foi boa, porque ele não tomou a medicação adequada, que é o antinflamatório. Segundo ela, a não prescrição dessa medicação pelo veterinário que o castrou, acabou gerando mais dor e o deixando mais sensível e "derrubado".

3. Além disso, outro fator levantado por ela foi o local do corte: no Aurélio, a incisão foi sobre a bolsa escrotal e ela disse que os últimos estudos têm demonstrado que é melhor que a incisão seja feita abaixo dos dois testículos. Creio que "melhor" no sentido de menos traumático.

4. Ela ressaltou, ainda, que, dependendo do cachorro, mesmo sem a adequada medicação e com a incisão adequada, ele poderia não ter ficado tão derrubado quanto ficou o Aurélio. E porque o Aurélio ficou assim? Cada cão é um cão, cada organismo é um organismo e foi assim que o organismo do Aurélio respondeu à cirurgia.

5. A raça Shih Tzu pode ser um pouco mais fraca e ter o intestino mais fraco para medicação e essas coisas? Comparando com outras raças e até com cães sem raça definida, pode ser que sim. Mas isso, sem dúvida, não foi determinante para o que ocorreu com o Aurélio. Se não, todos os Shih Tzus apresentariam um pós-operatório sofrido como foi o do Aurélio e isso não acontece (pode ser que, com algum estudo, verifique-se uma correlação. Algum estudante de veterinária se habilita?).

6.Por fim, ela afirmou, categoricamente, que o Aurélio não sofreu infecção porque não apresentou febre nem secreção. Ou seja, mesmo não tendo sido feita a obrigatória tricotomia, ele não sofreu infecção. Nisso, pelo menos, o Aurélio marcou um gol.

7. Quanto a mim, estou mais confiante, doida que essa fase termine. Mas, como sempre, aprendendo muito e já mexendo meus pauzinhos para que todos os leitores aprendam e não errem como eu. É observando os erros dos outros para não fazer igual!

8. O Aurélio, desde que voltou, não vomitou mais! Está bebendo água e comendo com bastante apetite a carne moída. Mesmo quando ele era o ser mais saudável, nunca vi tamanho apetite! Isso anima qualquer um.

9. Para receber a medicação, ele está esperneando, gritando, uma coisa horrível. E como eu sou mole, começo a chorar e o Rodrigo a brigar comigo (homens!). Sou tão mole que nem aguentar assistir à cirurgia de castração, aguentei. Mas graças à sensibilidade das mulheres, existem alternativas menos sofridas para dar o comprimido: misture o comprimido com doce de leite e voilá! - a dica é da querida Camilli Chamone.

10. Obs.: o Aurélio nunca teve problemas em tomar comprimidos, comia até achando que era petisco. Mas ele está tão traumatizadinho que acha que vamos machucá-lo com qualquer coisa. Resultado: o Aurélio apelou para a última alternativa dos cachorros no que se refere à auto-defesa: morder. E pela pela primeira vez na história canina desta casa - e espero que última vez - o Aurélio, o meu Shih Tzu, mordeu alguém - o Rodrigo. O Aurélio não foi condenado, pois alegou que agiu em defesa própria. O tribunal declarou a absolvição do réu.

11. Com essas piadinhas, já dá para ver que estou bem melhor, né? Quando estou mal, não tenho a mínima vontade de escrever, de produzir... e a minha inspiração para acontecimentos ruins só dá em poema.

12. Um abraço, pessoal! Vocês são dez!

Camilli Chamone 22/06/2010, 18:24  

Que bom, Adriana! Fico aliviada.
:)

Carol 23/06/2010, 12:21  

Nossa Adriana!!! Que susto!!!
De qualquer forma parabens pelo texto!Eu que quase chorei hehe E que bom que ele tá bem.. ufa...

Olha, postei la fotos do Rob que tb é Basset Hound :D

Beijinhos!

Anônimo,  23/06/2010, 21:06  

Essa frase foi ótima!!! "Gente, se eu estivesse anunciando a morte do Aurélio, eu seria muito mais dramática!"

Eu ri até!!! Eu achei muito engraçado! hahahahah
Com todo o respeito, é claro...

Ale.

Sol - Adote SE 23/06/2010, 22:27  

Olá, estou iniciando esse blog com o intuito de ajudar animais abandonados em minha cidade. Adoraria q vcs pudessem ajudar a divulgá-lo. Obrigada

Unknown 23/06/2010, 23:19  

Oi, como esta o gordinho?

Aline 24/06/2010, 14:14  

aii.. tava preocupada..
esperando uma atualização..
ai tive a brilhante ideia de vim ver os seus comentários que eu saberia que vc teria dito algo..

q bom que o auau tá melhoor!!!!

fiquei realmente preocupada!

to indo castrar meu bebe começo desse mês..e n vou mentir.. msm sendo estudante de vet me deu um frio na barriga quando vi seu caso.. rs.
quanto a essa incisão.. coisa nova.. vou perguntar pro pessoal do hospmev..

enfim.. graças a Deus que todos estão bemm e desejo melhoras..

enfim2: qm n troca uma ração ruinzinha (em qstão de sabor) por uma bela carne moída com o tempero do amor (que n é sazon) ??
aii aurélio..vc é um cara de SORTE! rs

Unknown 24/06/2010, 16:17  

Adri, li seu depoimento no Draw the dog.
Na verdade acho que os meus filhos foram os primeiros brasileiros a serem desenhados. Mas não estou aqui pra ganhar o troféu de primeiro lugar. Vim por que sou uma bichenta fuçadeira. O 'nome' não é bonito mas me comparo a um vira-lata que pode até não ser bonito, mas é simpático, e todos gostam. Sou bichenta por que bicho é a minha praia. Com eles não sinto falta de gente, pois eu converso, dou carinho e ganho chamego. Fuçadeira por que qualquer coisa BOA sobre eles me agrada e me interessa.
Por acaso ainda não conhecia seu blog, conheço o da Ana e mais alguns outros. Mas devo dizer que gostei muito do seu trabalho, dos seus filhos peludos, e sei como é passar a noite e ficar procurando com o canto do olho um deles passar correndo, e a aflição não ver ele passar. Pra mim um lugar não está completo sem eles. Eu não sou completa sem eles.
Apenas achei interessante ter lhe encontrado num site internacional tendo tantos nacionais em comum hehe.
Beijos.

Adriana Diniz 24/06/2010, 23:26  

V Nota de Esclarecimentos>

1. O Aurélio está BEM melhor. Pela primeira vez em sete dias, senti que os olhinhos dele estão voltando a brilhar... ele está voltando a ser o velho e bom Aurélio. Que saudade!

2. Quando chegar a hora do bichinho bater as botas (se não for eu antes), vai ser uma tristeza... Mas deixa eu sofrer quando isso acontecer! Agora não!

3. Sinais de melhora:

4. Andar pela primeira vez desde a cirurgia. Ele estava totalmente prostrado: só ficava deitado e sentado e fazia xixi sentado.

5. Tomar a água sozinho! Pela primeira vez, ele foi atrás da água e eu não tive que dar na boquinha. Ufa: tava precisando de uma folga mesmo.

6. Correr e pular - repito: CORRER e PULAR - quando a minha irmã fez uma visita aqui em casa. Esse é o meu Aurélio! Eu tentei fazê-lo não pular... mas confesso que vê-lo pulando foi uma alegria e tanto. (Lekas, desculpa não poder ter te recebido melhor!).

7. Fazer cocô. Pela primeira vez - sim, hoje foi o dia das primeiras vezes, o Aurelindo fez cocô!!!! Um cocô esquisito, é verdade: preto que nem tição, mas sem cheiro característico. Ainda bem que saiu, se não eu teria que apelar para o método à lá Camilli Chamone! Olha que história inusitada e engraçada: http://villechamonix.blogspot.com/2010/06/o-parto.html

8. É isso. Depois dessa semana com o Aurélio debilitado e um Basset Hound filhote que não é brinquedo não - o nome dele é Problema! - estou só a capa do batman, o bagaço da cana... como preferirem!

Tula Verusca 25/06/2010, 01:05  

Oiiiii
estou indo a Brasília semana que vem, o Sherlock ja tomou todas as vacinas?
Podíamos marcar um encontro la na frente do Quartel General, o que vc acha?
Beijos

GRAÇA 25/06/2010, 15:17  

Espero que a esta hora ele já esteja em casa e bem
Ronrons da Kika

Adriana Diniz 25/06/2010, 17:22  

Gente,

O Aurélio está melhorando dia a dia! Muito obrigada pela força! É muito melhor do que sofrer sozinha!

De todos os comentários, selecionei duas pérolas que me fizeram rir:

- Nadienne: Vai Aurélio, vai que a jabulani é tua.. !!!!

- Aline: quem não troca uma ração ruinzinha (em questão de sabor) por uma bela carne moída com o tempero do amor (que não é sazon)??

Para quem me mandou os selinhos, eu não esqueci de ocês não, tá? Por enquanto, vocês estão indicados no "Por aí" do menu do blog!

Segunda eu devo viajar, "grazadeus", com os meus dois bambinos e o Rodrigo! Estoy de ferias do trabajo!

Hum... deixe-me ver! Draw the Dog! Camila, preciso saber que dia sua história foi publicada no Draw the Dog para fazermos a errata, se for o caso, neste post aqui:
http://www.auauaurelio.com/2010/05/voce-inspira-o-jim-desenha.html

Bjos a todos!

Aline 25/06/2010, 19:45  

ei.. vc ganhou selinho lá no mundo pet tb!!!

qtoo a comida.. fala verdade... vc trocaria?? eu nao!

Cassia 25/06/2010, 20:44  

Oi, Adriana! Que bom saber que tudo deu certo! E melhor ainda foi a notícia de que a família toda vai descansar e recuperar as energias depois de uma semana difícil! Beijos e boa viagem!

Ana Corina 26/06/2010, 08:04  

Oie,

então... Como te falei nas nossas conversas depois da castração, o Sushi e o Shoyo operaram bem no saquinho escrotal e foi tudo de bom, recuperação baba, e depois 'saco zero', fica a coisa mais bonitinha.

O shih tzu do meu cunhado foi castrado novo e não sofreu nada também, outra baba pura...

E vendo isso tudo só fico mais triste do teu pequeno ter sofrido tanto, por saber de tantos e tantos e tantos cães e gatos castrados sem problema.

Mas como te contei, de todos que cuidei, três machos grandes pra adoção meteram a boca nos pontos e foi bem chato, mas todos ficaram bem depois, ainda bem.
Das fêmeas, uma pastora já de idade mais avançada (que tinha cria toda hora, segundo os vizinhos contaram depois, tanto que castrei ela, filha e neta) meteu a boca nos pontos e quando fui cuidar no dia seguinte a barriga estava simplesmente como se nunca tivesse recebido ponto algum. Com o corte limpo, fechado no sentido das beiradas estarem unidas, mas aberto no sentido de sem ponto algum.
Felizmente os pontos internos ela não detonou, então foi só limpar diariamente, manter de colar elizabetano, tratar e dar um tempo que cicatrizou. A filha, castrada no mesmo dia, arrancou um dos pontos e não fez nem cócegas porque era nova e a pele cicatrizou muito rápido).
A pastora, a filha e a neta são de um senhor viúvo na minha rua, então cuidei da recuperação das três todo santo dia até ficarem 100% porque ele não o faria (tanto que quando vi que tinha a filha na parada me apresentei, falei da castração gratuita na prefeitura e saí de lá acreditando que ele iria castrar as duas, afinal, era de graça e tão perto q ele poderia ir a pé... Até o dia em que passo e vejo que a filha estava com ninhada... Daí não deu pra evitar, doei e castrei os filhotes que consegui e a filhota que sobrou, castrei e está lá com ele até hoje...).

Se vc tiver mais info depois sobre a questão da inalatória que foi citada em algum comentário lá pra cima, te agradeço.

Agora, sobre o Draw the Dog, ontem postei o que eu achava ser o primeiro e único cartoon inspirado por um cão brasileiro por lá e o Bruce não me corrigiu sobre o fato. No marcador "Brasil" também só tem este cão, veja http://drawthedog.net/tag/brazil/...
Dá uma olhada no post que fiz... http://www.maedecachorro.com.br/2010/06/boomer-o-primeiro-cao-do-brasil-virar.html

Falei besteira então? Tem outros dogs brazucas na área?

Beijo e boas férias pra vcs 4, serão merecidas!

Anônimo,  26/06/2010, 11:37  

Que bom que esta melhorando fico feliz :D

Anônimo,  26/06/2010, 11:38  

sou nova aqui mas visito sempre!

Anônimo,  26/06/2010, 13:55  

Nossa Adriana tinha um tempo que não entrava no blog e hoje fiquei pensando no Aurelio e resolvi entrar pra ver como vcs estavam...e levei um susto qdo vi seu poema...depois fui lendo as "notas" e depoimentos e vi que vcs passaram por um grande susto,mas que passou né? Graças a Deus!! Vou rezar pra São Francisco de Assis (protetor dos animais) que continue dando um ótima recuperação para o Aurélio...pq eles não merecem sofrer!!!Boas férias...p.s.: o aurelio tbm vai?...rs..

Adriana Diniz 26/06/2010, 20:28  

Ana!
Eu também pensei que fosse o primeiro cartoon brasileiro!

Embora a Camila não tenha respondido, encontrei o cartoon dela! A explicação está nos comentários deste post:
http://www.auauaurelio.com/2010/05/voce-inspira-o-jim-desenha.html

Obrigada pelos esclarecimentos quanto à castração. Pode deixar que se eu tiver mais novidades quanto à anestesia inalatória, informarei! Obrigada pelas "férias merecidas"!

Barbara, seja bem-vinda no blog!

Sandrinha, que bom que você passou aqui!

Se o Aurélio vai ou não viajar na viagem: depende da recuperação dele. Ele não está totalmente bem: nem andando direito ele está, ainda faz xixi agachado. Se ele continuar assim... acho difícil que ele vá. Aí, minha irmã Alessandra há de me cobrir (Alê, se prepara, tá?).

Bjos!

Cecília 26/06/2010, 21:37  

Adriana Querida,
agora que a poeira baixou tô me sentindo mais a vontade pra te dar um alô!
Rezei e torci muito por vcs nestes dias, mas não quis ficar te enchendo, até pq li tudinho e vi que recebestes todas as dicas que eu te daria.
Fico realmente contente com a melhora do nosso fofíssimo Aurélio, mas estou chocada e com muita raiva do que fizeram com ele.
Não quero colocar "lenha na fogueira", mas se eu fosse vc eu investigaria a fundo o que aconteceu.
Adri, é uma operação tão simples, que não consigo acreditar que foi apenas uma reação dele a cirurgia, pense nisso. Uma coisa é cagada, erro médico outra é reação a cirurgia!
Me questiono o seguinte: Pq ele está tão traumatizado? Será que administraram medicamento para dor? Conheço muitos 'açougueiros" que para economizar não dão analgésicos... não deixe passar em branco!
Vá viajar, descansar e brincar com teus meninos, na volta a gente investiga tudinho... Bjks, força e muita saúde pra vcs, Cecília Amodeo.

Ana Corina 27/06/2010, 01:22  

Adri, já arrumei lá no Mãe de Cachorro linkando pra cá novamente, ok? Está em http://www.maedecachorro.com.br/2010/06/boomer-o-primeiro-cao-do-brasil-virar.html

Sobre a castração, estou estudando um artigo científico em inglês sobre o assunto, vou te passar: http://avmajournals.avma.org/doi/pdf/10.2460/javma.231.11.1665

Beijo!

Adriana Diniz 28/06/2010, 08:53  

Última Nota de Esclarecimentos:

1. Ontem, saímos para passear com o Aurélio e ele ficou que nem um doido, ou seja, ele voltou ao normal. Fiquei muito feliz!

2. O Sherlock - meu Basset Hound - já está podendo passear normalmente, já que recebeu a quarta dose de vacina. Com certeza, desde que o Sherlock chegou aqui em casa e que ocorreu a fatídica cirurgia da castração do Aurélio foi o dia mais feliz que tivemos com eles!

3. Hoje saímos para passear de novo e o Aurélio correu! Ele está tão bem, tão feliz, tão entusiasmado. O meu Aurélio está de volta! Graças a Deus!

4. Ou seja: ele vai para a viagem. E, acreditamos que ele vai curtir a roça muito mais do que o Sherlock. Este chora por tudo: até para passear... aiai.

Obs.: Querida Cecília, obrigada pela força!!! Fiquem tranquilos, pois O AURÉLIO ESTÁ DE VOLTA!
Consequentemente, o AuAuAurélio! também!.

Cris 07/07/2010, 19:14  

Adri!
A vantagem de ser faísca atrasada é que a gente fica sabendo quando dos problemas quando já estão resolvidos!
Menina, que stress essa castração do Aurélio... Sabe o que mais me impressiona, é que não é a primeira castração de macho que eu vejo dar algum problema. Os meus dois, tanto o Wally quando o Joe, tiveram problemas mais e menos graves com esse procedimento que é absurdamente simples, sem falar nos cães de pessoas que eu conheço. Entretanto, eu nunca soube de problema em castração de fêmeas. Sabe, mais esse caso do Aurélio realmente me faz acreditar que, por ser um procedimento simples, muitos vets subestimam a cirurgia, e acabam acontecendo esses problemas. Sinceramente, lamentável.
Que bom que o Aurélio está bem!
bjsss

Cris

Sylvia Angélico 24/07/2010, 02:51  

Poxa, só porque eu falei de complicações em castração de machos, né? heheh (Até contei o caso super similar do meu gato Arthur, não sei se você lembra)

Mas que ótimo que ele já está melhor! Isso é tudo o que importa!

Abraços!

Bebel 15/09/2010, 16:10  

Agradeço por sua visita em meu blog, breve darei mais notícias.
Gosto muito do seu blog, o Aurélio é muito lindo.
beijos....

Unknown 14/02/2011, 10:14  

Oi Adriana senti mt do que aconteceu com o Aurélio ... sexta dia 11 tambem castrei o meu shih tzu graças a Deus que ele não vomitou, só que ontem domingo saio um pouco de pus ficamos preocupados e levamos ele na veterinaria ai ela deu duas injeções de antibiotico e antiinflamatório, espero que essa semana ele melhore.... queria q vc me contasse o que mudou no comportamento do Aurélio depois da castração??
eu ja percebi que o bily esta mt dengoso!!
auhaua

obrigada

té +

Adriana Diniz 16/02/2011, 07:58  

Algumas mudanças de comportamento que notei no Aurélio depois da castração:

1. Parou de montar, de forma desesperada, em outros cães, sejam machos ou fêmeas. Mas ainda monta? Sim, mas parece que tem menos necessidade disso.

2. Percebo que ele está bem dorminhoco. Mas não sei se porque ficou adulto ou por causa da castração. Ou ambos! Hoje ele tem 1 ano e 7 meses.

3. Uma das maiores conseqüências da castração é o cão engordar, salvo engano, em razão da diminuição de seu metabolismo. No caso do meu Shih Tzu, o Aurélio, isso não ocorreu. Ele ganhou umas “gramas” a mais porque passamos a dar mais comida a ele após a introdução da alimentação natural (WWW.cachorroverde.com.br) – o que não é recomendável. A quantidade de comida deve ser no ponto, nem mais nem menos.

4. Está mais calmo, menos ansioso. Porém continua ficando desesperado quando o assunto é passear. A propósito, o assunto é passear quando pegamos na coleira do Aurélio!

5. No seguinte post (http://www.auauaurelio.com/2010/06/aurelio-voltou-mais-pelado-que-nunca.html), coloquei uma foto de como ficou a região após a castração do meu macho. Porém, hoje, o antigo “saquinho” desapareceu totalmente, de modo que a cicatrização ficou ótima e nem parece que ele fez a cirurgia.

Silvana, foram essas as mudanças que notei no cachorro depois da castração. Não é muita coisa, mas estou bem mais tranqüila em relação a evitar cruzamentos indesejáveis. Quando viajamos, geralmente o Aurélio encontra umas “amiguinhas”, então, todo cuidado é pouco!

vilma 02/08/2012, 20:10  

Oi boa noite Aurelio blog, eu tenho uma cadelinha shih tzu, ela vai fazer sete meses, gostaria de saber se essa idade está boa para fazer tosa bebê? tenho visto tosa em shih tzus macho, será que ela vai ficar feia se eu tosar bebê? tenho medo que isso aconteça, me responda por favor.

Anônimo,  14/10/2012, 12:58  

foi exelente,ler sobre recuperacao do aurelio.pois beethoven meu shi-tzu de 7meses e meio.tambem passou por castracao,e aquela antena parabolica no pescocinho dele o deixa simplismente estressado.me da um do.mas n.se pode tirar,ele eh muito curioso e teimoso....hj faz exatamente7 dias apos castracao,e deve estar assim com pontos ate sexta-feira,acredito.tem estado tbem um pouco agressivo e imquieto,mas no segundo dia da operacao fez pipi,e coco.no mesmo dia da castracao,comeu pouquinho,agua nao quiz.confesso fiquei preocupada,tbem quiz comer o coco,qdo o fez,nao deixei quiz me morder..acredito que apops uma operacao,o caozinho,passa sim por um trauma..que passara apos um tempinho..me diga sera assim?ficara tudo bem?ou mudara comportamento para agressividade?

ana paula(alemanha),  14/10/2012, 13:43  

adorei seu blog.comportamento de aurelio,se identifica muito com meu beethoven,me chamo ana paula,moro num apartamento,e estou procurando outro para nos mudarmos pois,confesso esta estreito para o pequeno beethoven,bjuxx,agradeco pelo espaco consedido para falar um pouco do meu caozinho.eh um grande beijo para vc aurelio....fofinho=ò.ò=

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR