16/04/2010

Cão exercitado é cão feliz


O cachorro está com medo? Está destruindo a casa? Está ansioso? Agressivo? A chave para resolver esses problemas, no método de reabilitação usado por Cesar Millan, é o exercício. Além de ajudar no equilíbrio físico e mental, os exercícios favorecem o estabelecimento de um elo mais profundo e harmonioso entre dono e cão. Este é o penúltimo artigo da Série Aprenda com o Encantador de Cães do AuAuAurélio!


Os exercícios são considerados pelo Encantador de Cães Cesar Millan uma das atividades mais importantes para o bem-estar físico e mental do cão. Sabendo disso, Cesar lança mão do exercício para reabilitar os cães e enxerga nele um aliado fundamental na solução de casos de mau comportamento canino.

 

O cachorro está com medo? Leve-o para se exercitar. Está destruindo a casa? Está ansioso? Agressivo? A chave para resolver esses problemas, no método de reabilitação usado por Cesar, é basicamente o exercício. Sempre, claro, com acompanhamento profissional capaz de identificar a correta linguagem corporal e de interpretar adequadamente o comportamento canino no contexto em que vive.

 

A explicação para a razão da importância do exercício na psicologia canina defendida por Cesar está situada nas origens da espécie. Descendente do lobo selvagem, o cão vivera em liberdade e tinha um “trabalho” a cumprir, que o ocupava durante boa parte do dia.

 

Dessa forma, os exercícios para o cão, independentemente de raça ou porte, são considerados fundamentais para se ter um cão mais obediente, comportado, tranqüilo e em sintonia com o dono. O cachorro tem uma energia que precisa ser gasta, ao contrário, gera excitação indesejada, frustração e, como uma bola de neve, pode ser o precursor de comportamentos ruins.

 

Ora, se um cão cheio de energia para gastar passa o dia confinado em casa, não lhe resta muitas alternativas senão morder os móveis, estragar a própria cama onde dorme e o chinelo que ficou esquecido no meio da sala. Por outro lado, deixar o cão solto em um enorme canil é diversão – mas apenas isso. O cão corre e brinca, mas perde a oportunidade de conhecer novos cheiros, sons, de ver novas coisas e usar com mais intensidade seus órgãos sensoriais, além de não se socializar com cães diferentes dos que já convive em casa.

 

Mas a novidade, explica Cesar, está em que o cão que não passeia perde a chance de aprender a ser seguidor de seu dono. Os exercícios, a caminhada é um excelente momento para que o cão aprenda quem é o líder da matilha. O dono, por sua vez, perde a incrível chance de se sintonizar com o seu cachorro. Cesar acredita que caminhar com o cão é o momento ideal para dono e cachorro se sintonizarem. Exercícios acabam fazendo com que o cão se apegue mais ao dono e o aceite mais facilmente como líder.

 

Dessa maneira, o dono deve despender algum tempo do dia exercitando seu cão, com uma boa caminhada entre duas a três vezes por dia. Com cães mais enérgicos e movidos a “pilha”, pode-se andar de bicicleta, patins ou mesmo correr. Uma outra dica é usar uma mochila específica para cães e compatível com a idade, tamanho e resistência do cachorro. Cachorros também podem ser ensinados a andar na esteira, exercício que deve ser feito sob supervisão (verifique a necessidade do uso de guia). Enfim, não restam alternativas para exercitar o cachorro.

 

Em um frase, cão exercitado é cão feliz.

 

Leia a Série "Aprenda com o Encantador de Cães" completa:

Artigo 1: Cesar Millan: reabilita cães, treina pessoas

Artigo 2: Amor na hora errada

Artigo 3: Poder de matilha

Artigo 4: Cão exercitado é cão feliz

Artigo 5: Líder calmo, assertivo e em tempo integral

Nota: Embora a resenha seja baseada no livro “O Encantador de Cães”, as idéias aqui publicadas não reproduzem necessariamente a opinião do autor do livro, Cesar Millan, nem de sua co-autora, Melissa Jo Peltier.

0 comentários:

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR