06/04/2010

Cesar Millan: reabilita cães, treina pessoas



O mês de abril marcará a abertura de uma série de artigos sobre a técnica de reabilitação de cães adotada pelo Encantador de Cães, Cesar Millan. No primeiro artigo da série, veja como conheci esse “hombre” mexicano e como ele reinventou, quase que instintivamente, a maneira como reabilitar os cães. Acompanhe e boa leitura!

 

Foi por acaso que assisti ao programa “O Encantador de Cães” no canal de TV a cabo Animal Planet. O programa de título original “Dog Whisperer” traz casos reais de cães mal comportados dos Estados Unidos. Verdadeiramente encantei-me com a forma como um pequeno homem mexicano lidava com os nossos companheiros de quatro patas. Ele tinha uma abordagem nitidamente diferente em comparação a outros profissionais de adestramento e parecia ter nascido com aquele dom natural em lidar com cães. Esse homem chama-se Cesar Millan.




Ao ler o livro “O Encantador de Cães: compreenda o melhor amigo do homem” – best-seller do New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos - descobri que o simpático encantador não é etólogo, biólogo, veterinário ou zootecnista. Foi simplesmente um menino nascido e criado em fazenda, apaixonado pela natureza e pelos cães. Ele não se cansava de observar o modo como os cães se comportavam em matilha e, a partir dessa observação atenta somada à leitura de autores como Leon F. Whitney (Dog Psychology: The Basics of Dog Training) e Bruce Fogle (The Dog’s Mind), aprendeu princípios sobre o comportamento canino que se constituíram, em alguns anos, a essência de tudo o que sabe e aplica hoje em seu método.


Seu primeiro emprego nos Estados Unidos fora de tosador, oportunidade que lhe permitiu enxergar mais de perto distúrbios de comportamento canino nunca antes vistos por ele no México. Não havia dúvida de que os cães criados em solo norte-americano eram mais bem cuidados, mais paparicados e até mais bonitos, mas eles apresentavam muitos problemas de comportamento como ansiedade, medo excessivo, entre outros.




O manejo fácil e o controle que tinha com os cães, mesmo com aqueles considerados mais agressivos, foi rapidamente notado e não demorou muito para que Cesar fosse trabalhar em um local onde se treinavam cães. Mas Cesar estava inquieto, ele discordava de algumas maneiras pelas quais os cães eram adestrados, a qual abordava os cães por um viés humano. Cesar, por sua vez, aborda os cães por meio do que ele chama de psicologia canina, partindo dos instintos naturais dos cães e de suas necessidades, sem negligenciar suas origens.


A maneira como Cesar lida com os cães é mais que adestramento, é reabilitação, o que ensejou a criação do chavão usado por ele em seu programa: “Eu reabilito cães e treino pessoas” (ele inverte a lógica do treinamento!). Isso fazia sentido pois, em grande parte dos casos, a culpa que quase sempre recaía sobre o cão, na verdade, não era dele e, sim, do dono.


A verdade é que Cesar parece reinventar, de maneira natural e instintiva, a forma como educar os cães e é hoje considerado uma personalidade na sociedade americana, já tendo tido clientes como a apresentadora de TV Oprah Winfrey, talvez a mais bem paga do mundo por esse trabalho, e Jada Pinkett Smith, ninguém menos que a esposa de Will Smith.


Esse é o “Cesar’s Way”, que será abordado no blog Au Au Aurélio...! durante o mês de abril. Não perca a oportunidade de aprender a ter um olhar diferente e enriquecedor sobre seu melhor amigo!


Leia a Série "Aprenda com o Encantador de Cães" completa:

Artigo 1: Cesar Millan: reabilita cães, treina pessoas

Artigo 2: Amor na hora errada

Artigo 3: Poder de matilha

Artigo 4: Cão exercitado é cão feliz

Artigo 5: Líder calmo, assertivo e em tempo integral

Nota: Embora a resenha seja baseada no livro “O Encantador de Cães”, as idéias aqui publicadas não reproduzem necessariamente a opinião do autor do livro, Cesar Millan, nem de sua co-autora, Melissa Jo Peltier.

9 comentários:

Anônimo,  06/04/2010, 15:46  

Bem legal criar essa série!!
Amo Cesar Millan e coloco seu "Cesar's Way" em prática na minha matilha. rsrs O resultado é maravilhoso!! Adorei a idéia!!
Bjs
Carina

Ana Corina 06/04/2010, 16:04  

PARABÉNS é pouco por este série, Adri! Posso divulgar lá no Mãe de Cachorro? Sim, sim, sim, diz que SIMMMM! Beijo!

Adriana Diniz 06/04/2010, 16:53  

Oi, Carina!
Que surpresa vc aqui! Descobri você pela indicação da Ana Corina (esta mesma que comentou acima!) e vc deve ter me conhecido por meio dela também na divulgação no Mãe de Cachorro, não é?! Gostei da sua visita aqui! Bem-vinda!
...
Que bom que o método de Cesar com você deu certo!
...
Bjos!

Adriana Diniz 06/04/2010, 16:54  

Ana,
Se pode divulgar no Mãe de Cachorro?! Deve!
O seu pedido é uma ordem!
Será uma honra para nós e, se o Aurélio fosse gente, ficaria feliz também!
Bjos!

Dudinha Nariz de Bolinha 07/04/2010, 13:58  

Cara que demais, li tambem no blog mãe de cachorro...

O cara é uma fera.... hihiihhi


demais.....

lambeijosss

Mike Wazowki 07/04/2010, 17:50  

Nossa seus post's sao muito legais..
to adorando.. vou tentar acompanhar mais ehehe
beeijos

Adriana Diniz 07/04/2010, 18:15  

Ueba! Fico feliz que tenha gostado, Mike! ;)

Unknown 10/04/2010, 08:48  

Parabéns por divulgar mais o trabalho do Cesar no Brasil, ele revolucionou nosso modo de educar os cães. Adorei seu blog.

Adriana Diniz 10/04/2010, 11:52  

Oi Tereza!
Divulgar boas idéias é uma delícia! Fico mt feliz que tenha gostado! Seja bem-vinda e volte SEMPRE!

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR