13/04/2010

Poder da Matilha



O especialista em comportamento canino Cesar Millan apresenta-nos o conceito de “poder da matilha”, um importante aliado ao incentivo do bom comportamento em cães. Conheça melhor esse conceito no terceiro artigo da Série Aprenda com o Encantador de Cães no AuAuAurélio!

A observação de uma matilha ensina como o cão se relaciona e se comporta com seu próximo – a PSICOLOGIA CANINA, premissa da reabilitação de cães ao melhor estilo Cesar.

 

Observou-se que os cães têm o poder de se influenciarem uns aos outros, seja para o bom ou para o mal comportamento. Esse elemento influenciador do comportamento próprio de uma matilha é chamado por Cesar de “PODER DA MATILHA”. O poder da matilha é um conceito intimamente relacionado ao INSTINTO dos cães de conviverem em grupos e bandos, como os lobos.

 

A matilha tem REGRAS invisíveis de conduta que fazem os cães obedecerem-nas e responderem ao estado mental do grupo de maneira instintiva. Se a matilha apresenta-se calma e equilibrada, o cão tenderá a apresentar um comportamento calmo e equilibrado.

 

Cesar Millan coloca sua técnica em prática na matilha de aproximadamente quarenta cães mantida por ele, no Centro de Psicologia Canina, em Los Angeles. É lá onde os cães mal comportados são recebidos e Cesar observa, atento e sempre sob a supervisão de funcionários, a reação do grupo à chegada de um novo “paciente”.

 

O melhor momento para receber  cães com problemas de comportamento é quando todos estão exaustos. Com a energia gasta, os cães estão menos propensos à agressividade e outros comportamentos indesejados.

 

Espera-se que, em matilha, o cão tenha seus instintos mais primitivos aflorados, o que seria a chave para voltar a ser o cachorro e, antes de tudo, o animal que verdadeiramente é, sem as “questões”, como são chamados por Cesar os problemas de comportamento canino. Estar em matilha para o cão seria como estar num divã de terapia para humanos.

 

Leia a Série "Aprenda com o Encantador de Cães" completa:

Artigo 1: Cesar Millan: reabilita cães, treina pessoas

Artigo 2: Amor na hora errada

Artigo 3: Poder de matilha

Artigo 4: Cão exercitado é cão feliz

Artigo 5: Líder calmo, assertivo e em tempo integral

Nota: Embora a resenha seja baseada no livro “O Encantador de Cães”, as idéias aqui publicadas não reproduzem necessariamente a opinião do autor do livro, Cesar Millan, nem de sua co-autora, Melissa Jo Peltier.


3 comentários:

Dudinha Nariz de Bolinha 13/04/2010, 08:27  

Esse cara é demais....


lambeijos e aubraços pra auce e pro Aureliooo

Gigi Colombini 13/04/2010, 10:15  

Oi Tia, mamãe já leu o livro do Tio Cesar e AUmou, ela tb.aussiste o programa dele todas as 3° feiras as 22:00h no Animal Planet, e eu aussisto juntinho e presto atenção...

LAMBEIJOKINHAS E UMA ESPECIAL NO MEU PAUQUERA AURÉLIO

LOLA

Adriana Diniz 13/04/2010, 12:10  


Oi Gi!
Eu também assisto, mas ultimamente tenho assistido menos! É um dos programas preferidos do Aurélio!
...
Eu não sabia que a Lola tava de olho no Aurélio!
...
Bjos e obrigada vc e à Bruna (da dudinha nariz de bolinha) pela visita!

Postar um comentário

Quer comentar? Sinta-se à vontade! Saiba como.

Atenção: comentários que não tenham nada a ver com o assunto tratado nos artigos serão rejeitados. Política de Comentários.

Made in Brasília, DF, BRASIL!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR